Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

Segundo Rossi, as 990cc eram muito melhores

18 de September de 2009

Roberto Brandão Filho

Uma das maiores lendas da história do motociclismo mundial, Valentino Rossi, rotulou a decisão de mudar os motores 990cc para 800cc como ‘um dos maiores erros da MotoGP nos últimos 15 anos’.

Numa entrevista com Dennis Noyes, da revista Motociclismo espanhola, o octocampeão, vencedor de títulos nas 500cc dois tempos, 990cc e 800cc quatro tempos declarou:

“A moto de 990cc era arisca e selvagem, mas com um belo motor e muita potência. A 800cc é pior, simplesmente pior, é a mesma motocicleta, mas com menos poder. Eu fiquei decepcionado no começo, agora está melhor, mas a potência das 990cc deixava as coisas muito mais divertidas”, explicou o italiano.

Rossi, então, foi questionado sobre como o “show” da motovelocidade pode ser melhorado para os fãs nas pistas e nas televisões ao redor do mundo, e sua resposta não é fácil de ser lida por aqueles por trás das mudanças.

“Para mim, o espetáculo com as 990cc era o mesmo que com as 500cc. Tinha grande disputas por posições e vários ‘slides’, é isso que o público quer, não? As 990cc saiam de lado na entrada e principalmente na saída das curvas. Já com as 800cc... Acho que as 800cc foi o maior erro que a MotoGP cometeu nos últimos 15 anos. Perdemos grande parte do espetáculo com os avanços eletrônicos”, finalizou o número 46.

A diminuição da capacidade do motor foi imposta para colocar um limite de velocidade máxima, mas acabou resultando em velocidade mais altas nas curvas e maior dependência da parte eletrônica.

Mas para jogar sal na ferida, Daniel Pedrosa marcou, com sua Honda, o recorde de velocidade máxima de todos os tempos. Na primeira sessão de treinos livres para a última etapa, em Misano, o espanhol atingiu 349.3km/h.

Nenhum piloto de fábricas satélites ganhou uma prova com uma motocicleta 800cc e demorou até o Grande Prêmio da Catalunha deste ano para a 800cc ver uma vitória com uma ultrapassagem na última volta.

A mudança foi tanta que até os números dizem isso. Com as 990cc catorze pilotos venceram provas, enquanto com a 800cc cai para a metade, apenas 7 pilotos diferentes triunfaram.

Compartilhe esse anúncio