Aquele que foi um dos piores momentos da carreira de Valentino Rossi vai se tornar motivo de alegria para milhares de crianças. O heptacampeão da MotoGP está promovendo um leilão beneficente de toda a vestimenta que o protegeu da queda sofrida no GP de Valência, última etapa da temporada 2006.
O montante arrecadado com a venda do macacão, das botas e luvas será repassado ao Hospital Infantil de Gaslini, localizado na cidade italiana de Genova. Com o donativo, a casa de saúde, que atende mais de 50 mil jovens por ano, pretende renovar as aparelhagens técnicas do mosteiro San Gerolamo, que fica nos arredores da instituição.
Para quem não se lembra da decisão do Mundial, Rossi desembarcou no circuito espanhol na condição de líder do torneio e de favorito absoluto a mais uma vitória. Com a conquista da pole position, poucos acreditavam que Nicky Hayden conseguiria reverter o quadro da competição, pois dependeria de uma combinação de resultados para destronar o rival da Yamaha.
Na corrida, porém, tudo mudou. “O Doutor” largou mal e, como se não bastasse, sofreu uma queda inexplicável na quarta volta, indo parar na grama. Ao voltar à pista, passou a ocupar o último posto e partiu para um tudo ou nada.
Mesmo fazendo diversas ultrapassagens e beneficiado com alguns abandonos, Rossi não conseguiu mais do que o 13º lugar, posição insuficiente para lhe garantir o octocampeonato.
Com Hayden em terceiro, o italiano teria de ser pelo menos oitavo para faturar a taça. No entanto, o incidente nas voltas iniciais — que ao menos servirá de ajuda para vários meninos e meninas da Itália — e o visível desequilíbrio de seu equipamento impediram-no de escalar mais colocações. Nicky sagrou-se campeão e "Vale" ficou com o vice.