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Motovelocidade

Repsol faz 40 anos de história na MotoGP

10 de May de 2011

A Repsol tem estado presente no patrocínio do esporte desde 1969 e dois anos depois de se ter estreado na área entrou para o mundo das duas rodas.

Ángel Nieto, Jorge Martínez ‘Aspar’, Sito Pons, Álex Crivillé, Emilio Alzamora, Mick Doohan, Valentino Rossi, Daniel Pedrosa, Marc Márquez… Grandes nomes da história do motociclismo na Espanha e no estrangeiro tem algo em comum: todos eles foram, ou ainda são pilotos Repsol. As últimas quatro décadas de história do esporte contaram com a presença da Repsol, um dos patrocinadores de mais longa data.

Tudo começou em 1971 quando um jovem Ángel Nieto usou um “R” pela primeira vez na sua Derbi. Há 40 anos (nove de Maio de 1971) na pista austríaca de Slazburgring, aconteceu a primeira etapa da temporada. Foi nessa data que se começou a escrever a história da Repsol nas pistas. Ángel Nieto subiu ao pódio duas vezes nesse dia: foi segundo nas 50cc e venceu nas 125cc. No final conquistaria o seu primeiro título das 125cc e seria vice-campeão da categoria mais baixa.

Um início de sucesso para a Repsol que assim começava o patrocínio às duas rodas.
Contudo, os primeiros a usar o logo Repesa – o embrião da Repsol – fora Alberto Ruíz Giménez, Eladio Doncel e José Manuel Lencina, que em 1969 competiram com carros das marcas Lancia e Alfa Romeo. Esse design original, usado por Daniel Pedrosa e Andrea Dovizioso no Grande Prêmio de Valência de 2008, ainda hoje vive nos carros da Repsol Classic Team.

Berço de campeões

Desde a estréia de Ángel Nieto com as cores da petrolífera, os pilotos Repsol têm sido constantes protagonistas na história do esporte. Jorge Martínez ‘Aspar’ chegou ao título das 80cc e das 125cc em 1998. No mesmo ano Sito Pons, com a sua Honda NSR 250, conquistou o título com as cores da marca.

Contudo, foi na categoria rainha que a Repsol emergiu verdadeiramente como patrocinador internacional. Em 1995 a companhia juntou-se a equipe de fábrica da Honda Racing Corporation (HRC) e, em conjunto com Mick Doohan, Álex Crivillé e pilotos como Tadayuki Okada e Takuma Aoki, dominou a segunda metade da década.

A aliança da Repsol e da Honda ainda existe hoje e ao mais elevado nível: produziu nove Campeões do Mundo e levou nove vezes o título de Construtores. O australiano Mick Doohan foi Campeão durante os quatro anos que rodou com as cores da Repsol. Crivillé venceu na 500cc em 1999, tornando-se no primeiro Campeão do Mundo Espanhol da categoria rainha.

Nessa mesma temporada Emílio Alzamora, outro piloto Repsol, garantiu o título do Campeonato do Mundo de 125cc. Dois anos mais tarde, em 2001, a classe de 500cc viu Valentino Rossi garantir o título, também com o apoio da Repsol. Nas 250cc Daijiro Kato vencia o campeonato e nos dois anos seguintes Rossi continuou a dominar na categoria rainha, desta vez numa 990cc. Ao mesmo tempo, Daniel Pedrosa estreava no Campeonato do Mundo vencendo na classe das 125cc.

O piloto de Castellar del Vallés (Barcelona), agora na MotoGP Repsol Honda Team, voltou a triunfar em 2005 na categoria intermediária pelo segundo ano consecutivo. Desde então mostrou ser um dos pilotos mais capazes do Campeonato. Em 2006 Nicky Hayden conquistou o título da MotoGP também com as cores da Repsol.

O mais recente nome na lista de Campeões da petrolífera é Marc Márquez, que bateu vários recordes no ano passado a caminho do título da 125cc. Este ano, a Repsol Honda Team apresenta uma das mais fortes formações da categoria rainha com Daniel Pedrosa, Casey Stoner e Andrea Dovizioso, tendo já somado duas vitórias nas três primeiras corridas de 2011.

Durante estes 42 anos na competição, e quatro décadas no Campeonato do Mundial de Motovelocidade, o nome da Repsol consolidou-se como um dos mais destacados entre os fãs, deixando de ser um simples patrocinador para se apresentar como um símbolo do mais elevado nível de competição e sinônimo de inovação, tecnologia e excelência em combustíveis para os mais exigentes esportes.

O recorde da Repsol no Campeonato do Mundia de Motovelocidade:

50cc:
1972 - Ángel Nieto (Derbi)

80cc:
1988 - Jorge Martínez “Aspar” (Derbi)

125cc:
1971 - Ángel Nieto (Derbi)
1972 - Ángel Nieto (Derbi)
1981 - Ángel Nieto (Minarelli)
1982 - Ángel Nieto (Garelli)
1983 - Ángel Nieto (Garelli)
1988 - Jorge Martínez “Aspar” (Derbi)
1989 - Álex Crivillé (JJ-Cobas)
1999 - Emilio Alzamora (Honda RS 125)
2003 - Daniel Pedrosa (Honda RS 125)
2010 - Marc Márquez (Derbi RSA)

250cc:
1988 - Sito Pons (Honda NSR 250)
1989 - Sito Pons (Honda NSR 250)
2001 - Daijiro Kato (Honda NSR 250)
2005 - Dani Pedrosa (Honda RSW 250)

500cc:
1995 - Mick Doohan (Honda NSR 500)
1996 - Mick Doohan (Honda NSR 500)
1997 - Mick Doohan (Honda NSR 500)
1998 - Mick Doohan (Honda NSR 500)
1999 - Álex Crivillé (Honda NSR 500)
2001 - Valentino Rossi (Honda NSR 500)

MotoGP:
2002 - Valentino Rossi (Honda RC211V)
2003 - Valentino Rossi (Honda RC211V)
2006 - Nicky Hayden (Honda RC211V)

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