Em comunicado divulgado hoje à imprensa, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) informou a morte do italiano Bruno Ruffo, aos 86 anos. O primeiro campeão do Mundial de Motovelocidade na categoria 250cc faleceu na sexta-feira passada, na Itália.
Ruffo nasceu na cidade de Verona, no dia 9 de dezembro de 1920. Começou a carreira nas competições de duas rodas aos 26 e estreou no certame internacional três anos depois, ganhando a primeira corrida logo de cara, no GP da Suíça, a bordo de uma Moto Guzzi.
Ainda em 1949, conseguiu um segundo lugar na corrida do Ulster e um quarto em Monza, resultados decisivos para a conquista do título das 250cc. No ano seguinte, também competiu nas 125cc e faturou mais uma taça de campeão, desta vez pilotando uma Mondial.
Em 1950, Ruffo foi o terceiro colocado na classificação das 250cc, mas alcançou o bicampeonato em 51, com duas vitórias. Na temporada de 52, ainda correndo com a Moto Guzzi, foi o sexto na tabela final de pontos.
A FIM, além de dar a notícia, apresentou suas condolências aos familiares e amigos do ex-corredor, por meio de seu presidente Vito Ippolito e do diretor-geral, Guy Maitre.