Motovelocidade
Motovelocidade
Uma tendência que começou a se estabelecer na metade dos anos 2000 na motovelocidade foi a de os pilotos moverem o tronco para a parte interna no contorno das curvas, abandonando o estilo que vigorava então, com o tronco seguindo a inclinação da moto.
Tal estilo foi se desenvolvendo a ponto de, atualmente, os pilotos encostarem até o cotovelo no asfalto em algumas curvas. Isso fez com que as fabricantes de macacões instalassem raspadores nos cotovelos, somando-se aos já existentes nos joelhos.
Quem acompanha a MotoGP já viu Marc Márquez fazendo uso dos raspadores nas inúmeras ‘salvadas’ que o espanhol consegue na pista – seja em treinos ou em corridas, como a que aconteceu durante o GP de Valência de 2017, no fim da reta dos boxes.
Nunca houve, porém, uma medição oficial com um piloto deslizando o cotovelo no asfalto ao contornar uma curva, seja em metragem ou em velocidade. Isso, porém, mudou e o responsável por isso é o norte-americano Josh Herrin.
Herrin, piloto do MotoAmerica – o principal campeonato de motovelocidade dos Estados Unidos – utilizou uma Yamaha R6 para as tentativas. O norte-americano, junto com uma equipe, fez um trabalho de pesquisa para estabelecer um recorde que até então não existia.
A meta era contornar uma curva a, pelo menos, 161 km/h e deslizar o cotovelo no asfalto por 30 metros. Com o objetivo estabelecido, Herrin foi ao circuito Buttonwillow Raceway, na Califórnia, no início de dezembro, para registrar o feito e entrar no Guinness, o livro dos recordes.
Na terceira tentativa, Herrin passou pelo setor de medição a 162.4 km/h, registrando então a marca que entrou para o livro dos recordes. O feito virou vídeo e você pode conferir logo abaixo.