Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP volta à ativa em Brno

11 de August de 2008

O Campeonato Mundial de MotoGP regressa às pistas depois da parada para as férias de verão na Europa, para o Grande Prêmio da República Checa, no próximo domingo. A corrida pelo título é agora feita entre três pilotos isolados na frente, mas são vários os corredores que podem chamar à atenção em Brno.
 
O vencedor da última corrida antes da parada, Valentino Rossi detém importante vantagem à frente na classificação com 25 pontos do rival mais próximo. O cinco vezes Campeão do Mundo confirmou que vai continuar na equipe Fiat Yamaha por mais dois anos e mostrou desde logo os motivos pelos quais a Yamaha manteve os seus serviços ao garantir a sua primeira vitória nos Estados Unidos, em Laguna Seca.

Rossi terá que apresentar um melhor aproveitamento em relação à segunda metade do ano passado, pois esteve no pódio apenas em duas ocasiões e uma delas foi em Portugal, que já foi disputada esse ano.

Mas o recordista de vitórias em Brno em 2001, 2003 e 2005 faz com que o italiano seja um dos pilotos mais bem sucedidos na República Checa nos últimos anos.

Depois de uma batalha épica com o rival em Laguna Seca, Casey Stoner é o piloto mais próximo do líder do campeonato. Com quatro vitórias até agora e um ótimo retrospecto das próximas etapas em 2007, sugere que a luta pelo título de 2008 seja bastante intensa.

O atual Campeão do Mundo pela Ducati dominou a última corrida em Brno, vencendo a prova depois de ter largado na pole position. Mas seus rivais vão tentar fazer de tudo para parar o australiano, tal como Rossi, que conseguiu fazer, desde as melhorias da Desmosedici GP8, após os testes do GP da Catalunha.

Dani Pedrosa, da Repsol Honda, não conseguiu alinhar sua moto nos Estados Unidos, apesar de ter viajado até à Califórnia para tentar correr. Terceiro colocado na classificação lutou por uma causa perdida e só andou no primeiro dia de treinos antes de voltar à Espanha para tratar a lesão na mão esquerda que machucou quando liderava a corrida da Alemanha. Duas corridas sem pontos foram um duro golpe na campanha de Pedrosa, que está agora a 41 pontos de Rossi.

Também se recuperando de lesão está o compatriota de Pedrosa, Jorge Lorenzo, para quem as férias consistiu em dez dias de imobilização e levar a sério um intensivo programa de reabilitação, depois de forte queda que sofreu na primeira volta de Laguna Seca.

Ainda liderando a tabela do melhor estreante do ano, Lorenzo está agora concentrado na recuperação da sua confiança e na adaptação a um estilo de condução mais seguro com a sua Yamaha M1.

Outro estreante que tem brilhado é o quinto do Mundial, Andrea Dovizioso, o melhor piloto satélite aos comandos da JiR Team Scot Honda RC212V. Logo atrás surge Colin Edwards, da Tech3 Yamaha, o veterano da MotoGP que já confirmou mais uma temporada de competição.

Chris Vermeulen deixou a sua marca nas duas últimas corridas ao garantir o terceiro posto em Sachsenring e Laguna Seca. É o sexto na classificação, à frente do Campeão do Mundo de 2006, Nicky Hayden, do estreante da MotoGP James Toseland e de Shinya Nakano, da San Carlo Honda Gresini, que vai correr com uma Honda de fábrica a partir de Brno.

John Hopkins, da Kawasaki, voltará à ativa nesta etapa, depois de duas corridas se recuperando de uma lesão na perna.

A corrida em Brno acontece dia 17 de agosto e contará pela 12ª etapa do Mundial de MotoGP, que tem um total de 18.

Confira a classificação completa do Mundial de MotoGP:

1) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/B), 212 pontos
2) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), 187
3) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda/M), 171
4) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha/M), 114
5) Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot/M), 103
6) Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha/M), 100
7) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B), 89
8) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M), 84
9) James Toseland (ING/Tech 3 Yamaha/M), 72
10) Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini/B), 70
11) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki/M), 61
12) Toni Elias (ESP/Alice Team/B), 46
13) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini/B), 41
14) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda/M), 40
15) Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team/B), 38
16) John Hopkins (EUA/Kawasaki/B), 32
17) Marco Melandri (ITA/Ducati/B), 32
18) Anthony West (AUS/Kawasaki/B), 22
19) Ben Spies (EUA/Rizla Suzuki/M), 10
20) Jamie Hacking (EUA/Kawasaki/B), 5
21) Tadayuki Okada (JAP/Repsol Honda/M), 2

Legenda:
B = Bridgestone / M = Michelin

Compartilhe esse anúncio