Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP vai a Laguna Seca para 11ª etapa

16 de July de 2008

Na última corrida da MotoGP antes da tradicional parada de verão, o campeonato ruma para o Grande Prêmio dos Estados Unidos dia 20 de julho. Pela quarta vez desde que o Mundial regressou a solo norte-americano, os concorrentes da categoria rainha vão atacar Laguna Seca em busca da vitória sob o sol californiano.

Valentino Rossi é o atual líder do campeonato e tem que provar isso na 11ª etapa. Laguna Seca é apenas uma das três pistas do calendário em que o cinco vezes Campeão do Mundo nunca venceu e nos últimos três anos ficou fora do pódio. O orgulho do italiano está em jogo e ele quer sair de férias com vantagem na classificação, além de estar determinado em mostrar aos fãs norte-americanos porque é visto como lenda do motociclismo mundial.

Rossi soma 16 pontos a mais que Daniel Pedrosa, segundo colocado, com o piloto da Fiat Yamaha tendo recuperado a liderança na Alemanha graças ao segundo lugar conquistado. As condições físicas do piloto da Repsol Honda para a corrida é duvida neste momento. Pedrosa lesionou-se no dedo e tornozelo em uma queda e chega a Laguna Seca vindo de Barcelona, onde foi visto pelo Dr. Xavier Mir.

Enquanto isso, Casey Stoner pode ser apenas terceiro na classificação, mas é claramente o piloto do momento na MotoGP. O Campeão Mundial está numa seqüência de quatro poles e três vitórias consecutivas em pouco mais de um mês e tem dominado a classe aos comandos da sua Ducati Desmosedici GP8.

Num sinal para os que querem quebrar o bom momento de Stoner, cabe lembrar que o australiano fez a mesma combinação de pole e vitória em Laguna Seca no ano passado, iniciando uma seqüência similar de triunfos depois da parada para o verão de 2007.

Quarto no Campeonato está o estreante que nunca correu em Laguna Seca, Jorge Lorenzo. O campeão das 250cc esteve presente no traçado no ano passado para fazer os comentários para a TV, já que o fato das categorias mais baixas não correrem na Califórnia significa que estava livre para outro tipo de atividade. O piloto da Fiat Yamaha está recuperando confiança depois de uma série de lesões e deseja voltar à boa forma apresentada no início do ano.
 
O “Texas Tornado”, Colin Edwards, é o melhor classificado entre os pilotos que vão correr em casa, desta vez ao serviço da Tech3 Yamaha. Ele foi segundo em Laguna Seca em 2005 e nesta temporada já apresentou algumas boas atuações aos comandos da M1 satélite. Edwards é apenas um dos dois pilotos de MotoGP com experiência na pista, obtida nos campeonatos AMA, além das três visitas pela MotoGP.

Andrea Dovizioso é outro estreante a marcar presença na pista pela primeira vez, se bem que o piloto do JiR Scot não parece ficar afetado por qualquer desafio que lhe seja colocado a frente neste ano de estréia.
Ele é sexto na classificação, à frente de um piloto que sempre se deu bem em Laguna Seca, tanto nas SBK, como na MotoGP, Chris Vermeulen.

O piloto da Rizla Suzuki foi segundo na corrida de 2007, confirmando o potencial mostrado na pista no ano em que estreou e foi o único piloto a conseguir aproximar-se do compatriota Stoner.

O vencedor de 2005 e 2006 Nicky Hayden está mais abaixo do que quereria na classificação, sendo atualmente oitavo a caminho da corrida em casa. O americano trouxe a MotoGP de novo para o centro das atenções nos Estados Unidos com a conquista do título em 2006, mas teve um difícil regresso a Laguna Seca, quando John Hopkins colidiu com ele na primeira volta.

James Toseland, que somou pódios nas SBK em Laguna Seca, está atualmente em nono no Mundial, à frente de Shinya Nakano por um ponto.

O GP dos Estados Unidos vai contar com mais dois pilotos além dos habituais. Ben Spies correrá a primeira de duas participações com o wild card em casa. O campeão do AMA Superbike vai fazer a segunda corrida pela categoria depois de ter substituído Loris Capirossi em Donington Park.
 
O segundo concorrente proveniente do AMA é o americano Jamie Hacking, que foi confirmado como substituto do lesionado John Hopkins na Kawasaki. O piloto de 37 anos viu os seus esforços com a Kawasaki nos Estados Unidos serem premiados com esta oportunidade na equipe verde.

Laguna Seca recebeu GPs de 1988 a 1994, mas os avanços na MotoGP fez com que fosse necessário deixar a pista até que fosse adaptada e modificada para ir ao encontro das exigências atuais.

Desde dezembro de 2004 o circuito foi alvo de grandes modificações, as primeiras para aumentarem a segurança da pista. As alterações mais recentes envolveram o afastamento dos muros para criação de recuos maiores. As principais características da pista são, contudo, as mesmas, com 3,58 km e 11 curvas. As temperaturas da pista costumam ser muito altas e em 2007 o traçado recebeu novo asfalto para receber a prova deste próximo domingo.

Compartilhe esse anúncio