Motovelocidade
Motovelocidade
O novo piloto da Repsol Honda, Casey Stoner, e seu companheiro de equipe, Daniel Pedrosa, disputaram muito pela primeira posição até a metade da etapa de abertura da MotoGP, que aconteceu neste domingo, no Catar. Porém, o espanhol simplesmente não conseguiu acompanhar Stoner e ficou para trás.
Faziam oito anos que um piloto da Honda não vencia a etapa de abertura do campeonato Mundial de Motovelocidade, o último piloto a fazer isso foi Valentino Rossi em 2003, no circuito de Suzuka.
Stoner – mais rápido em todas as sessões de treinos – parecia não conseguir o mesmo ritmo dos treinos e sofria bastante para permanecer junto com Pedrosa. De fato, Pedrosa parecia ter chances de abrir uma diferença na ponta, mas na nona volta Stoner voltou a pressionar seu companheiro de equipe.
Pedrosa explicou mais tarde que isso aconteceu pelo fato de ainda sentir dores em seu braço esquerdo – após uma fratura múltipla na clavícula em Motegi no ano passado – e não conseguia controlar a moto e nem a embreagem adequadamente. E foi na curva 12 da décima segunda volta que Stoner conseguiu fazer a ultrapassagem em cima do Pedrosa.
O atual campeão do Mundial, Jorge Lorenzo, que passou parte do inverno avisando sobre a força das Hondas, chegou a liderar na primeira volta, e continuou lutando por um lugar no pódio.
Na terceira colocação na segunda volta, Lorenzo manteve as RCV em seu alcance e sentiu cheiro de medo quando Pedrosa começou a vacilar.
Com uma desvantagem na velocidade máxima de sua moto, Lorenzo teve que trabalhar duro para tirar tempo de Pedrosa, e a dupla trocou de posições diversas vezes antes de Lorenzo superar seu compatriota e assumir a segunda posição.
Lorenzo parecia o piloto mais feliz no fim da prova, enquanto que Pedrosa estava desanimado por terminar a cinco segundos de Stoner.
O terceiro piloto da Repsol Honda, Andrea Dovizioso, e o piloto da Gresini Honda, Marco Simoncelli, também em uma moto de fábrica, disputaram pela quarta posição durante quase toda a prova, até que Dovizioso superou seu compatriota italiano e levou a bandeirada em quarto.
Ben Spies caiu da quinta para a oitava posição na primeira volta e terminou sua estréia na Yamaha Factory com a sexta colocação, após batalha com Valentino Rossi por boa parte da corrida.
A estrela italiana iniciou sua estréia na Ducati da nona posição, mas por um instante assumiu a secunda colocação com sua Desmosedici na primeira curva. Apesar de ainda não estar 100% fisicamente e o acerto da Ducati não estar nem perto do esperado, Rossi é famoso por lutar por boas posições principalmente quando as chances estão contra ele.
Porém, não conseguiu manter a posição e ficou para trás, em sexto, colocação que teve que defender de Spies. Rossi não conseguiu permanecer segurando o norte-americano em sexto, e teve que se contentar em terminar a prova na sétima posição, a 16 segundos de Stoner.
Os experientes pilotos norte americanos, Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) e Nicky Hayden (Ducati Team), ficaram em oitavo e nono respectivamente, com Hiroshi Aoyama fechando os dez melhores com sua Gresini Honda.
O primeiro GP de Cal Crutchlow viu o piloto da Monster Tech 3, que impressionou ao marcar o oitavo melhor tempo apesar da dor em seu dedo fraturado, segurou a nona posição nos estágios iniciais antes de cair para a décima segunda posição. O britânico terminou a prova de um jeito positivo, ultrapassou a Aspar Ducati de Hector Barbera na última volta.
O estreante Karel Abraham, da Cardion AB Ducati, ficou com a décima terceira e última posição. Os dois pilotos da equipe Pramac Ducati não terminaram a prova, após Randy de Puniet tentar ultrapassar seu companheiro de equipe, Loris Capirossi, quando caiu na primeira volta. No incidente, Capirossi machucou a mão e teve que se retirar mais tarde.
Toni Elias caiu em alta velocidade na décima nona volta, quando estava em décimo quarto e último para a LCR Honda. O único piloto da Rizla Suzuki, Alvaro Bautista, não participou da etapa de abertura após fraturar seu fêmur esquerdo durante os treinos de sexta feira. John Hopkins irá substituir Bautista durante a segunda etapa do campeonato, em Jerez, nos dias 1 a 3 de abril.
A próxima etapa do campeonato Mundial de motovelocidade acontecerá nos dias um a três de abril, no circuito espanhol de Jerez.
Resultados:
1) Casey Stoner (AUS/Repsol Honda), 42min38s569
2) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 42min42s009
3) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 42min43s620
4) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 42min44s511
5) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 42min45s927
6) Ben Spies (EUA/Yamaha Factory), 42min49s037
7) Valentino Rossi (ITA/Ducati Team), 42min55s000
8) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 43min4s862
9) Nicky Hayden (EUA/Ducati Team), 43min5s985
10) Hiroshi Aoyama (JAP/San Carlo Honda Gresini), 43min7s489
11) Cal Crutchlow (ING/Monster Yamaha Tech 3), 43min13s108
12) Hector Barbera (ESP/Mapfre Aspar), 43min13s398
13) Karel Abraham (CZE/Cardion AB Motoracing), 43min16s526
Classificação Geral:
1) Casey Stoner, 25 pontos
2) Jorge Lorenzo, 20
3) Dani Pedrosa, 16
4) Andrea Dovizioso, 13
5) Marco Simoncelli, 11
6) Ben Spies, 10
7) Valentino Rossi, 9
8) Colin Edwards, 8
9) Nicky Hayden, 7
10) Hiroshi Aoyama, 6
11) Cal Crutchlow, 5
12) Hector Barbera, 4
13) Karel Abraham, 3