Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP: Stoner fatura etapa da França

16 de May de 2011

Casey Stoner conquistou sua 25ª vitória da carreira no Campeonato Mundial de Motovelocidade, após ter dominado a etapa da França e cruzado a linha de chegada com uma vantagem de 14 segundos para o segundo colocado Andrea Dovizioso. Com o segundo triunfo do ano o australiano saltou para a segunda posição da geral, a 12 pontos de Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing).
 
Com a chuva por fim não chegando ao circuito, os 88.400 espectadores presentes em Le Mans (176.200 na soma dos três dias) foram presenteados com uma emocionante corrida. A ação foi uma constante ao longo de todo o pelotão, mas no final todos os olhos se concentraram na luta pelo segundo lugar do pódio entre Dovizioso e Valentino Rossi. Tal como em Estoril, o italiano da Repsol Honda conseguiu manter-se na frente do compatriota e nove vezes Campeão do Mundo para assinar o melhor resultado do ano até ao momento, assim como Rossi, que estreou no pódio com a Ducati.
 
Daniel Pedrosa (Repsol Honda), que fez uma das suas tradicionais largadas, liderou a primeira volta até o companheiro de equipe Stoner o passar na segunda volta. O espanhol manteve-se com o líder durante a primeira metade da corrida de 28 voltas até ser apanhado por Simoncelli. O italiano passou o homem da Repsol Honda na 17ª volta, mas depois aconteceu um incidente controverso quando Pedrosa tentou recuperar a posição; os dois pilotos se tocaram, o que deixou o vencedor de Estoril, Pedrosa, fora da prova e sentindo dores no ombro direito.
 
Após a corrida Pedrosa foi diagnosticado com uma fratura na clavícula direita. A Direção de Corrida considerou a manobra de Simoncelli ilegal e aplicou uma penalização com “drive thru” nos boxes. O jovem de 24 anos acabou, ainda assim, terminando em quinto, perdendo a oportunidade de registrar o primeiro pódio na MotoGP.
 
Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing), que participou de seu 150º Grande Prémio e se tornou no piloto mais jovem a atingir essa marca, teve um ruim início de domingo; o piloto sofreu uma queda no warm up, danificando a moto e contraindo uma lesão no dedo. Após ter passado por Dovizioso nos momentos iniciais da corrida para ficar em quarto, o Campeão do Mundo de 2010 caiu na classificação após ver o piloto da Repsol Honda passar por ele, assim como os rivais Simoncelli e Rossi, para terminar a prova em quarto.
 
Ben Spies (Yamaha Factory Racing) igualou o seu melhor resultado de 2011 ao terminar em sexto. O norte americano viu-se batido por Simoncelli, isso apesar do italiano ter cumprido a sua penalização. Nicky Hayden (Ducati Team) foi sétimo, à frente de Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini), que fez uma corrida solitária.
 
Héctor Barberá (Mapfre Aspar) levou a melhor na luta pela nona posição. O espanhol esteve envolvido em emocionante combate com Karel Abraham (Cardion AB Motoracing), que fechou a lista dos dez primeiros, à frente de Toni Elías (LCR Honda) e de Álvaro Bautista (Rizla Suzuki).

Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que conquistou a sexta colocação no grid de largada em sua primeira visita a Le Mans, sofreu uma queda na quinta volta quando rodava em nono e acabou por voltar com a moto aos boxes para registrar a primeira desistência do ano. Foi o primeiro sinal de um dia negativo para a Monster Yamaha Tech 3, já que Colin Edwards também sofreu uma queda na corrida caseira da equipe. O norte americano voltou para a pista depois de um rápido conserto em sua moto para terminar em 13º e somar três pontos.
 
Azarado foi também o piloto de casa Randy de Puniet (Pramac Racing). O gaulês foi ao chão na segunda volta e foi para os boxes a pé. Quem também não terminou a prova foi Loris Capirossi (Pramac Racing) devido a queda perto do final da corrida.

A próxima e quinta etapa do campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá no dia cinco de junho, no circuito da Catalunha, na Espanha.

Resultados:
1) Casey Stoner  (AUS/Repsol Honda), 44min3s955 
2) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 44min18s169 
3) Valentino Rossi (ITA/Ducati Team), 44min18s519 
4) Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha Factory), 44min25s030 
5) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 44min35s200 
6) Ben Spies (EUA/Yamaha Factory), 44min35s564 
7) Nicky Hayden (EUA/Ducati Team), 44min39s521 
8) Hiroshi Aoyama (JAP/San Carlo Honda Gresini), 44min55s457 
9) Hector Barbera (ESP/Mapfre Aspar), 45min7s686 
10) Karel Abraham (CZE/Cardion AB Motoracing), 45min7s840 
11) Toni Elias (ESP/LCR Honda), 45min8s023 
12) Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 45min8s147 
13) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), + 2 voltas

Classificação Geral:
1) Jorge Lorenzo, 78
2) Casey Stoner, 66
3) Dani Pedrosa, 61
4) Andrea Dovizioso, 50
5) Valentino Rossi, 47
6) Nicky Hayden, 39
7) Hiroshi Aoyama, 36
8) Marco Simoncelli, 22
9) Colin Edwards, 21
10) Hector Barbera, 21

Compartilhe esse anúncio