Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP: Sepang pode decidir o campeonato

22 de October de 2009

Valentino Rossi está prestes a conquistar seu sétimo título da MotoGP durante penúltima etapa, neste fim de semana, no Grande Prêmio da Malásia, no circuito de Sepang.

O segundo lugar de Rossi no último domingo, na Austrália, colocou a lenda italiana no percurso de seu nono título mundial, nas três categorias.

“O Doutor” está 38 pontos na frente de seu companheiro de equipe Jorge Lorenzo, após a queda do espanhol na primeira curva do circuito Phillip Island, arruinando quaisquer chances realistas de levar a decisão do título para a última etapa, em Valencia.

Rossi precisa sair da Malásia com 25 pontos de diferença para Lorenzo para conquistar o título antecipadamente. O italiano tem bons resultados no circuito de Sepang, onde venceu cinco vezes na categoria rainha, incluindo ano passado, e está confiante de que será o convidado de honra para a festa da comemoração do campeonato mundial, em Kuala Lumpur, no domingo a noite.

Ao ser perguntado se tomará uma atitude diferente por conta do campeonato, o italiano disse que pensará exclusivamente no título. “É mais importante pensar no campeonato que na corrida. Portanto, o objetivo principal é chegar entre os quatro primeiros se Lorenzo vencer, mas se puder ficar na frente dele e terminar no pódio, será o resultado perfeito”, disse Rossi.

Embora tenha ganhado alguns machucados com sua queda em alta velocidade na curva um, Lorenzo estará em forma para Sepang, onde venceu a prova da 250GP em 2006, mas sabe que suas chances de conquistar o título são mínimas e assumi isso publicamente.

“Nós não estamos mais pensando no campeonato. Meu objetivo agora é confirmar o segundo lugar na classificação e, na minha segunda temporada da MotoGP, acho que é um ótimo resultado. Ficarei satisfeito se conseguir”, disse o espanhol.

O australiano Casey Stoner chega a Sepang cheio de confiança após a vitória em casa, no circuito de Phillip Island. Sua condição física não é mais questionada e o piloto de 24 anos quer terminar essa que foi uma temporada turbulenta para ele com mais duas vitórias.

“A última corrida foi fantástica para nós. Em Portugal e em Phillip Island nós fizemos um ótimo trabalho. Tudo correu muito bem, inclusive minha condição física”, disse Stoner.

Stoner tomou a terceira posição no campeonato de Daniel Pedrosa, após sua terceira vitória no ano, e venceu em Sepang duas vezes, na 125GP e na 250GP.

“Pilotarei apenas para vencer corridas. Todos nós estamos aqui para tentar nos tornar campeões mundiais, isso é o que todos queremos. O campeonato já era para mim, portanto agora tentarei vencer o máximo de corridas possíveis”, concluiu o australiano.

Parece ser uma tarefa dificíl para Pedrosa brigar com as Yamahas e com a Ducati de Stoner no domingo. Apesar de largar com perfeição, o piloto da Repsol Honda não consegue manter o ritmo e tem sido deixado constantemente sozinho, na terceira posição. Assim como Stoner, ele venceu nas classes 125 GP e 250GP, mas espera ainda uma vitória na MotoGP em Sepang.

O companheiro de equipe de Pedrosa, Andrea Dovizioso, conquistou seu primeiro pódio na MotoGP em Sepang no ano passado, e retorna na quinta posição do campeonato, mas apenas sete pontos na frente do consistente Colin Edwards e sua Yamaha Tech 3. Atrás do americano, três pilotos estão empatados na sétima posição.

Após seu quarto lugar no Grande Prêmio da Austrália, Alex de Angelis dividi a sétima posição com Randy de Puniet e com o piloto da Suzuki, Loris Capirossi. Apenas um ponto atrás deles está o italiano Marco Melandri, da Hayate Racing, com Toni Elias e Chris Vermeulen querendo sua posição.

Depois de sofrer sua segunda penalidade por queimar a largada no fim de semana passado, James Toseland tem apenas mais duas aparições na MotoGP e tentará quebrar seu recorde de melhor resultado, sexto lugar, antes de retornar ao WSBK em 2010.

Enquanto isso, o espanhol Aleix Espargaro substituirá o injuriado Niccolo Canepa na equipe Pramac Ducati para a etapa da Malásia.

O grid de largada para a décima sexta etapa da MotoGP será decidido no sábado. Segundo a programação do canal de TV por assinatura SporTV, a transmissão da corrida das classes inferiores começará a partir das 2hs da manhã, enquanto a classe rainha terá início às 5hs.

Compartilhe esse anúncio