Motovelocidade
Motovelocidade
Jorge Lorenzo continuou seu recorde perfeito em Estoril na MotoGP, após vencer pela terceira vez no circuito desde a pole. Valentino Rossi foi superado por seu companheiro de equipe e acabou em segundo.
Depois de um começo de fim de semana com o clima horrível, tão ruim que duas sessões de treinos foram canceladas por conta da forte chuva, a penúltima etapa da MotoGP aconteceu no seco. Algo que ninguém podia prever e nenhum dos pilotos utilizou pneus slick.
As condições climáticas fizeram sua primeira vítima antes mesmo da prova começar. O novato do ano, Ben Spies, caiu de sua moto e deslocou seu tornozelo esquerdo à caminho do grid, na volta de apresentação.
Lorenzo largou da primeira posição e logo na primeira volta teve que defender o posto de Andrea Dovizioso, Nicky Hayden e Rossi, que vinham logo atrás.
Casey Stoner caiu para a sétima posição depois da primeira curva. O piloto da Ducati conseguiu ultrapassar Marco Melandri e logo depois já estava na briga pela primeira posição com Hayden, Lorenzo e Rossi.
Hayden conseguiu ultrapassar Lorenzo rapidamente para liderar na segunda volta, mas logo depois foi superado pelos dois pilotos da Fiat Yamaha, Rossi na frente de Lorenzo, e por seu companheiro de equipe, Stoner.
Rossi rapidamente abriu alguns décimos. Enquanto isso, Lorenzo ficou um pouco mais atrás sofrendo uma pressão de Stoner. Até que o australiano, que venceu três das últimas quatro corridas, caiu no fim da última curva na volta cinco. Essa foi a quinta queda de Stoner no ano.
Rossi, então, criou uma liderança de dois segundos antes de Lorenzo retomá-la. O espanhol, pilotando com seu equipamento de “astronauta” conseguiu escapar de Rossi e abriu uma enorme diferença para o italiano, 8s629.
Andrea Dovizioso se juntou aos pilotos da Fiat Yamaha no pódio, depois de superar Marco Simoncelli, que fez uma corrida espetacular e conquistou sua melhor colocação na categoria rainha, o quarto lugar. Nicky Hayden ficou em quinto, Randy de Puniet sexto e Colin Edwards sétimo.
Daniel Pedrosa, que se retirou da etapa da Austrália, recebeu a bandeira quadriculada na oitava posição. Marco Melandri e Hector Barbera completaram os dez melhores.
Resultados:
1) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 46min17s962
2) Valentino Rossi (ITA Fiat Yamaha), 46min26s591
3) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 46min44s437
4) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 46min44s496
5) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 46min45s116
6) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 46min46s259
7) Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 46min48s071
8) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 47min02s909
9) Marco Melandri (ITA/San Carlo Honda Gresini), 47min31s611
10) Hector Barbera (ESP/Paginas Amarillas Aspar), 47min35s683
11) Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 47min35s870
12) Hiroshi Aoyama (JAP/Interwetten Honda), 47min50s987
13) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 47min57s714