Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP encara nova experiência em Aragón

15 de September de 2010

A décima terceira etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade 2010, que acontece neste fim de semana, representa a primeira visita ao traçado espanhol Motorland Aragón, local onde o público da casa se prepara para um duelo entre o líder do Campeonato Jorge Lorenzo e seu rival mais próximo, Daniel Pedrosa. A chegada da categoria rainha a Aragón representa o sexto circuito espanhol diferente a ser usado por Grandes Prêmios.

Com seis jornadas ainda pela frente, o que parecia ser uma caminhada fácil por parte de Lorenzo rumo ao primeiro título na categoria rainha está agora a revelar-se um pouco mais complicado, graças aos esforços de Pedrosa. A consistência da estrela da Fiat Yamaha tem, contudo, sido o seu ponto mais forte e Lorenzo continua a ser o único piloto da MotoGP com pontos somados em todas as etapas e sempre entre os três primeiros em cada corrida de 2010. Um resultado entre os dois primeiros em Aragón garantiria desde já um título para Espanha, dado que apenas Pedrosa estaria depois em condições de anular a vantagem do rival, que soma mais 63 pontos à chegada deste fim de semana.

Pedrosa, da Repsol Honda, está em boa forma depois de ter conquistado a primeira sequência de duas vitórias, em Misano, onde bateu Lorezno. Ambos já rodaram em Aragón em testes privados de um dia durante o Verão e estão ambos empatados em total de vitórias na MotoGP, com 12 triunfos cada.

A luta pelo terceiro posto da geral está também muito acirrada, com Andrea Dovizioso (Repsol Honda) com 139 pontos, Valentino Rossi (Fiat Yamaha) e Casey Stoner (Ducati Team) empatados com 130 na quarta colocação. Do trio, Rossi é quem conta com melhores resultados na Espanha, com 19 GPs ganhos em todas as classes, mas está também na sua mais longa sequência de corridas sem vencer – sete – nunca tal tinha acontecido desde que começou a ganhar em Donington, em 2000. Dovizioso quer voltar ao pódio depois de sete corridas fora dos três primeiros, enquanto Stoner continua em busca da primeira vitória da campanha no que promete ser um intenso duelo entre os três na reta final do Campeonato.

Ben Spies, da Monster Yamaha Tech 3, continua sendo o melhor privado em sexto e está apenas a dez pontos de Rossi e Stoner, com o compatriota Nicky Hayden, da Ducati Marlboro, em busca do primeiro pódio do ano. A impressionante recuperação da lesão de Randy de Puniet (LCR Honda) continua, enquanto Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini) e Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) completam o Top 10. Edwards vai fazer a 100ª corrida na MotoGP aos comandos de uma Yamaha.

Loris Capirossi (Rizla Suzuki) ainda está se recuperando da operação no mindinho direito, o mesmo que lesionou na queda na primeira volta em Misano, e não correrá neste fim de semana.

Aragón será também palco do regresso do formato de três sessões de treinos livres, com duas na sexta-feira e a terceira, e última, na manhã de sábado, antes da qualificação. Um formato de teste que será revisto no GP seguinte. A primeira sessão de treinos livres tem lugar pelas 10h05 locais na sexta-feira.

Compartilhe esse anúncio