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Motovelocidade

MotoGP de volta as 1000cc em 2012

14 de December de 2009

Na sexta feira passada, os membros da comissão do Grande Prêmio reuniram-se em Genebra, na seda da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para debater sobre o futuro do campeonato Mundial de MotoGP.

Após conversas entre a FIM, a dona dos direitos da categoria Dorna Sports e a MSMA, a comissão concordou em alterar a capacidade máxima dos motores da MotoGP para 1000cc no ano de 2012. Um limite de quatro cilindros também será introduzido, com um limite no tamanho do cilindro de 81mm.

Depois que a capacidade dos motores foi reduzida de 990cc para 800cc há dois anos – substituindo o bem sucedido regulamento quatro tempos que foi introduzido em 2002 no lugar da classe dois tempos 500cc – a decisão tomada na semana passada praticamente vai no caminho contrário. As novas regras continuarão a respeitar os quatro tempos e o uso máximo de seis motores por piloto.

“As principais mudanças que decidimos, foram novas regras para a categoria MotoGP. Nós teremos motores de quatro cilindros, quatro tempos é claro, com um máximo de 1000cc e 81mm de diâmetro do cilindro. Isto dará a todas as fabricantes uma oportunidade para começar a trabalhar. No início do próximo ano vamos produzir regras mais completas, mas que será somente base para o ano de 2012, que será uma nova era na MotoGP”, dissse Vito Ippolito, o presidente da FIM.

“Foi uma reunião muito importante para o futuro da MotoGP. A partir de 2012, as motos terão sua capacidade máxima aumentada para as 1000cc, com quatro cilindros e máximo de 81mm de diâmetro. É uma medida muito importante, porque com isso podemos ter todas as características do motor. Este foi aprovado e entre agora e o início de 2012 teremos mais duas reuniões para definir o resto das especificações das regras da categoria”, declarou o diretor da Dorna, Carmelo Ezpeleta.

Mudanças de motores nos anos recentes:
2002 – Introdução da 990cc 4 tempos MotoGP ao invés da 2 tempos 500cc
2007 – Capacidade máxima do motor reduzida de 990cc para 800cc
2009 -2010 – Uso máximo de 6 motores por piloto
2012 – Capacidade máximo do motor aumentada para 1000cc, limite de 4 cilindros

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