Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP: Dani Pedrosa mais perto do título após Sepang

22 de October de 2012

Numa corrida declarada molhada desde o início, foi Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, quem partiu melhor para se colocar à frente de Pedrosa. Valentino Rossi (Ducati Team) fez boa partida desde a 11ª posição para salta para quarto, já na primeira volta. Andrea Dovizoso (Monster Yamaha Tech 3), que fez má partida, recuperou pelo pelotão e não tardou a passar Rossi para chegar a quarto e ir atrás de Casey Stoner (Repsol Honda), em terceiro.

Lorenzo, que optou pelo pneu de chuva traseiro mais macio, tinha pequena margem sobre Pedrosa a 18 voltas do final, com este último a rodar com o traseiro mais duro. Todas os pilotos com motocicletas Yamaha do grid, bem como Karel Abraham (Cardion AB Racing) optaram pela combinação pneu traseiro macio e frontal duro, com os restantes a escolherem borrachas duras para a frente e trás. Contudo, uma volta mais tarde e Pedrosa já estava colado a Lorenzo.

Mais atrás, Stoner liderava um grupo, a cerca de cinco segundos da frente, com Dovizioso, Rossi, Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP), Nicky Hayden (Ducati Team), Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) e Cal Crutchlow (Tech 3). A 12 voltas do final Pedrosa continuava na roda traseira de Lorenzo. Atrás, na mesma volta, Ben Spies (Yamaha) sofreu forte queda quando rodava em décimo, terminando a corrida mais cedo. Ele foi levado para o centro médico para avaliação de lesão no ombro.

Rossi também perdeu contato com Dovizioso e caiu para nono, enquanto o seu companheiro de equipa Hayden subia a quinto. Mais uma passagem pela linha de meta e era o drama para Dovizioso, que também caiu e desistiu da corrida que continuava a ser assolada pela forte chuva. Foi na última curva desta volta que Pedrosa passou Lorenzo e assumiu a liderança pouco depois do meio da corrida e o piloto da Repsol mostrou-se desde logo mais confortável ao estabelecer pequena vantagem. Entretanto, Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing) desistia com problema mecânico.

Ao longo da prova foram várias as quedas; Crutchlow foi ao chão na última curva, seguido quase instantaneamente por Randy de Puniet (Power Electronics Aspar). Depois, e na mesma volta, assistiu-se ainda a Brald a perder a frente da sua Honda satélite, assim como à desistência de Iván Silva (Avintia Blusens) por queda. Enquanto isso, na pista, Rossi tinha passado Bautista para chegar a quinto. As emoções estavam a tornar-se fortes na frente, com Lorenzo a começar agora a perder terreno para Stoner depois de já ter cedido a liderança a Pedrosa.

A chuva continuou a cair com intensidade e a 15 voltas do fim Lorenzo tomou um susto, evitando uma queda segundos antes da apresentação da Bandeira Vermelha por motivos de segurança. Após muita deliberação sobre o reatar, ou não, da prova, as condições deterioraram-se ainda mais e Pedrosa acabou por ser declarado o vencedor, com Lorenzo e Stoner a completarem o pódio. Pedrosa está agora a 23 pontos de Lorenzo, menos que uma vitória, quando faltam disputar 50 pontos nas duas últimas corridas. Hayden assinou um fantástico quarto lugar, à frente de Rossi, Bautista, Barberá, do companheiro de equipe de De Puniet, Espargaró, James Ellison (Paul Bird Motorsport) e Abraham.

Classificação Sepang (cinco primeiros)

 
1 Dani PEDROSA SPA Repsol Honda Team 29'29.049
2 Jorge LORENZO SPA Yamaha Factory Racing +3.774
3Casey STONER AUS Repsol Honda Team +7.144
4 Nicky HAYDEN USA Ducati Team +10.518
5 Valentino ROSSI ITA Ducati Team +16.759

Classificação geral (cinco primeiros)

1 Jorge LORENZO SPA Yamaha Factory Racing 330
2 Dani PEDROSA SPA Repsol Honda Team 307
3Casey STONER AUS Repsol Honda Team 213
4 Andrea DOVIZIOSO ITA Monster YamahaTech 3 195
5 Alvaro BAUTISTA SPA San Carlo Honda Gresini SPA 154

Fotos: Divulgação

Compartilhe esse anúncio