Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

MotoGP: Circo do Mundial chega aos EUA

21 de July de 2011

A temporada de 2011 da MotoGP entra na segunda metade neste fim-de-semana no circuito  Mazda Raceway Laguna Seca, palco do Grande Prêmio dos Estados Unidos, prova que se segue a de Sachsenring onde a diferença no topo da classificação foi reduzida.

A décima etapa promete ser tão animada como a alemã, onde Daniel Pedrosa venceu naquela que foi a sua segunda corrida após o regresso de lesão e Jorge Lorenzo voltou a reduzir a diferença para Casey Stoner para 15 pontos ao bater o australiano com o segundo posto do pódio.

Laguna Seca oferece mais um fantástico cenário para outro fim-de-semana de emoções da categoria rainha antes das três semanas de “férias” de Verão que antecedem a viagem a Brno. A prova será a corrida caseira para quatro pilotos da MotoGP e, como é já tradicional, a única etapa onde as categorias Moto2 e 125cc não fazem parte do programa.

Stoner continua a ser o homem a bater e com o terceiro posto conquistado na Alemanha assinou o sétimo pódio consecutivo, a sua maior sequência de resultados nos três primeiros colocados em GPs. O piloto da Repsol Honda está sendo perseguido de perto pelo atual Campeão do Mundo, Lorenzo, e foram precisamente eles os que cruzam a linha de meta à frente do pelotão no ano passado em Laguna Seca, com o espanhol somando então a sexta vitória de 2010.

O terceiro no Campeonato é Andrea Dovizioso (Repsol Honda), que já por duas vezes esteve perto do pódio em Laguna, mas que ainda não terminou nos três primeiros na pista. A 21 pontos de Lorenzo, a motivação do italiano será grande, assim como a de seu compatriota Valentino Rossi. O piloto da Ducati Team terminou no pódio em Laguna Seca no ano passado, naquela que foi a sua segunda corrida após ter fraturado a perna, e está atualmente em quarto no Campeonato antes de rumar ao traçado onde assinou a famosa vitória de 2008 depois de grande batalha com Stoner; uma das mais memoráveis dos últimos anos.

A volta de Pedrosa foi confirmado em grande estilo na Alemanha, onde o piloto da Repsol Honda assinou o triunfo apenas duas corridas depois de ter voltado as pistas após lesão. Com a segunda vitória da temporada, Pedrosa tornou-se no piloto com maior número de corridas ganhas na categoria rainha (14) sem nunca ter conquistado o título. A sua vitória serviu também para voltar a igualar o total de triunfos da Honda e Yamaha na era das quatro tempos (65 cada), e também fez com que fossem quatro os pilotos diferentes a vencerem as últimas quatro etapas de 2011.

Ben Spies irá liderar o ataque dos pilotos de casa. O piloto da Yamaha Factory Racing, que assinou a primeira vitória da carreira em Assen, espera juntar-se aos sete pilotos norte-americanos que já somaram triunfos na MotoGP em Laguna Seca nas 12 corridas que já foram disputadas no traçado. Contudo, a última vez que um norte-americano esteve no pódio na pista foi há cinco anos; Nicky Hayden foi o último a fazê-lo com a vitória de 2006 e o piloto da Ducati Team junta-se a Spies na vontade de conquistar tal resultado memorável.

Da mesma forma, Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), que tem como melhor resultado no circuito o segundo posto de 2005, vai estar muito motivado em casa, enquanto Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) vai continuar buscando pela primeira vitória na categoria rainha numa pista onde não teve muita sorte no ano passado.

Os estreantes Karel Abraham (Cardio AB Motoracing) e Cal Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3) vão correr no traçado pela primeira vez, assim como Hiroshi Aoyama (San Carlo Honda Gresini) que falhou a corrida do ano passado devido a lesão na temporada de estréia na categoria rainha. Héctor Barberá (Mapfre Aspar) vai fazer o seu 150º Grande Prêmio em todas as categorias neste fim-de-semana, enquanto o compatriota espanhol Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) vai tentar repetir o mesmo tipo de prestação apresentada na Alemanha.

Toni Elías (LCR Honda) continua em busca de melhor sorte nesta temporada, assim como Randy de Puniet, da Pramac Racing, cujo compatriota gaulês Sylvain Guintoli continua em prontidão para substituir Loris Capirossi – como fez em Sachsenring – caso o italiano ainda não tenha se recuperado o suficiente da lesão.

O fim-de-semana contará ainda com a participação especial de um “wild card”, o norte-americano Ben Bostrom que vai competir na MotoGP com uma RC212V da LCR Honda, ao lado de Elías.

O Grande Prêmio Red Bull dos Estados Unidos acontecerá neste fim de semana, e será transmitida ao vivo pelo canal de TV por assinatura, SporTV2, a partir das às 18hs (de Brasília) de domingo.

Informação do circuito:
Comprimento: 3.610 m. / 2,243 miles
Largura: 15m
Curvas à esquerda: 7
Curvas à direita: 4
Reta mais longa: 453 metros
Construído: 1957
Modificado: 1996

Compartilhe esse anúncio