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Motovelocidade

MotoGP: Bridgestone analisa a etapa de Laguna Seca

08 de August de 2012

Casey Stoner, piloto da Repsol Honda Team, vencedor da etapa de Laguna Seca, escolheu a opção mais macia do pneu traseiro, enquanto Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, segundo classificado, optou pelo traseiro mais duro. Seis dos 21 pilotos do grid elegeram o slick frontal duro para a corrida.

As diferentes escolhas pelas equipes e pilotos e os diferentes resultados conquistados nos remetem a alguns questionamentos. Nada melhor que o engenheiro Chefe de desenvolvimento de Pneus de Competição da Bridgestone, Masao Azuma para tirar nossas dúvidas. Confira abaixo algumas perguntas e respostas!
A escolha de pneus para a corrida foi um tema muito falado durante o fim-de-semana. No final os dois compostos acabaram sendo usados na corrida, quais foram os fatores determinantes para a escolha dos pneus?

“Durante as tiradas longas nos treinos livres e qualificação ficou claro que os slicks traseiros macios e duros eram opções viáveis para a corrida, mas tudo se resumiria a qual das duas ofertas se adaptava melhor à afinação da moto e estilo de pilotagem. De forma geral, os compostos mais duros dão mais durabilidade, mas com a afinação certa da moto e estratégia correta para a corrida, a opção mais macia também ofereceu níveis de aderência consistentes ao longo da corrida em Laguna Seca”, disse Azuma.

“A corrida foi ganha com um slick traseiro macio e a melhor volta foi garantida com um slick traseiro duro, mas o fator determinante na escolha foram as sensações que estes lhes ofereciam e as características de aderência preferidas pelo piloto durante a corrida. Houve também muitas equipes que esperaram para ver quais seriam as temperaturas da pista para a corrida antes de tomarem a decisão final quanto ao pneu, apesar das condições terem sido quase iguais nas sessões nas tardes de sexta-feira e de sábado. Pelos resultados podemos dizer que ambos os compostos funcionaram bem em condições de corrida, se bem que é difícil dizer qual era a melhor escolha”, complementou Azuma.

No fim-de-semana passado as condições climáticas foram as habituais de Laguna Seca; frio e nublado de manhã e limpo e quente de tarde. Como é que isto afeta os pneus?

“As condições climáticas variáveis em Laguna Seca podem tornar as coisas complicadas para equipes e pilotos, mas este ano os pilotos disseram-nos que estavam conseguindo boas respostas dos pneus mesmo durante a manhã. Acredito que a melhora na prestação da especificação de 2012 dos pneus permitiu aos pilotos sentirem-se confortáveis mais rapidamente em Laguna Seca, em particular durante as manhãs frias, e isto foi muito importante tendo em conta o aumento da potência das novas motos de 1000cc”, disse Azuma.

O slick frontal mais duro foi a opção preferida durante o fim-de-semana, com apenas três pilotos a escolherem o composto frontal mais macio. Quais as vantagens do frontal duro em Laguna Seca?

“Laguna Seca é um circuito com rápidas mudanças de direção e de elevação que dão e retiram carga à suspensão frontal em curtos espaços de tempo. Em resultado destas vibrações, a estabilidade frontal é sempre muito procurada pelos pilotos nesta pista e o slick frontal de composto duro é melhor neste aspecto. Como a opção dura ainda dá aos pilotos aderência lateral suficiente para lidarem com este traçado, foi a escolha preferida para todas as sessões e corrida. Contudo, houve alguns pilotos que preferiram a opção frontal macia, e a utilizaram na corrida”, finalizou Azuma.

Foto: Divulgação

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