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Motovelocidade

Moto 1000 GP: Luciano Ribodino garante o bicampeonato

18 de November de 2013

Na corrida em que prezou pela regularidade e a manutenção da liderança da competição, piloto argentino Luciano Ribodino chegou em terceiro lugar nas disputas no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), resultado lhe garantiu seu segundo título na categoria GP 1000, a mais importante do campeonato. As provas válidas sétima etapa do Moto 1000 GP aconteceram no último domingo (17/11).

Luciano Ribodino chegou aos 141 pontos e não pode mais ser alcançado por Diego Pierluigi, da JC Racing Team. O vice-líder que, com a vitória deste domingo, chegou aos 106 pontos, restando ainda uma corrida e 27 pontos em disputa. Wesley Gutierrez, da Motonil Motors foi o segundo colocado, e manteve a terceira colocação na classificação geral, com 95 pontos após sete etapas das oito do calendário.

Durante a corrida, Luciano Ribodino largou na pole-position e manteve a liderança até a terceira volta quando foi ultrapassado por Wesley Gutierrez, com Diego Pierluigi na terceira colocação. Na sexta volta, Gutierrez conseguiu se aproximar e ultrapassar Ribodino. Aproveitando o vácuo, Pierluigi também fez a ultrapassagem deixando o Ribodino na terceira colocação. Na sétima volta, Pierluigi começou a forçar mais e alcançou o primeiro lugar. Ribodino passou a poupar seu equipamento para cruzar a linha de chegada em terceiro, colocação que garantiu ao argentino mais um título do campeonato.

O bicampeão da GP 1000 relatou que correu pensando no título. “Quando percebi que a pista estava quente e escorregadia, fiz um traçado mais conservador, projetando o pódio. Foi uma corrida excelente e só tenho a agradecer a toda equipe que fez um trabalho muito bom durante todo o ano”, lembrou o argentino, vencedor de duas, das sete etapas já realizadas.

Diego Pierluigi, vencedor da etapa sul-mato-grossense, falou da condição da pista. “Estava muito quente e a pista começou a ficar lisa. Forcei até onde deu, mas no final tirei um pouco a mão para poder completar a corrida”, explicou.

“Para mim, a corrida foi acima do esperado. Foi um trabalho intenso de todo o time neste fim de semana, para deixar a moto em condições. Esta é uma pista que exige muito do equipamento e do piloto”, finalizou Gutierrez, segundo colocado na corrida.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, oitava e última do calendário 2013 do Moto 1000 GP, será no dia primeiro de dezembro, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

RESULTADO EXTRA OFICIAL DA GP 1000
1°) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing team), Kawasaki, 16 voltas em 25min14s458
2°) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors), Kawasaki, a 1s309
3°) Luciano Ribodino (ARG/Alex Barros Racing), BMW, a 11s320
4°) Nico Ferreira (PR/HPN Racing Team), Kawasaki, a 41s609
5°) Nick Iatauro (SP/PRT), Kawasaki, a 1min00s555
6°) Luis Fittipaldi (DF/Motonil Motors), Kawasaki, a 1min27s102
7°) Daniel Lenzi (PR/Grinjets Sbk Racing), BMW, a 1 volta
8°) Marcos Salles (PR/Team Fuel Racing-Mormaii), BMW, a 1 volta
9°) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, a 1 volta
10°) Danilo Lewis (SP/PRT-RC3 Brasil), Kawasaki, a 2 voltas
11°) Alecsandre Grandi (SP/Team de Grandi Bardahl), Honda, a 4 voltas
12°) Alan Douglas (PR/PRT), Kawasaki, não completou
Melhor volta: Wesley Gutierrez na 11ª volta, 1:min27s805 com média de 140,753 km/h
 
CLASSIFICAÇÃO DA GP 1000 (após sete etapas)
1°) Luciano Ribodino, 141 pontos; 2°) Diego Pierluigi, 106; 3°) Wesley Guitierrez, 95; 4°) Danilo Lewis, 79; 5°) Miguel Praia, 78; 6°) Diego Faustino, 62; 7°) Alecsandre De Grandi, 51; 8°) Lucas Barros, 47; 9°) Ricieri Luvizotto, 33; 10°) Luis Fittipaldi, 32; 11°) Alan Douglas, 31; 12°) Alex Barros, 27; 13°) Daniel Lenzi, 25; 14°) Nick Iatauro, 24; 15°) Nico Ferreira, 22
 
GP Light – GP Master
Com a vantagem alcançada ao longo da temporada por ter vencido cinco das seis etapas até a corrida deste domingo (17/11), no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), Renato Andreghetto precisou apenas do quarto lugar para definir a seu favor o título de campeão de 2013 na GP Light, categoria que prepara os pilotos para a competição principal do Moto 1000 GP.
 
Com o total de 169 pontos, o piloto da Petronas Eurobike SBK Team não pode ser mais alcançado por André Paiato, da Alex Barros Racing, que com o segundo lugar na prova sul-mato-grossense, chegou aos 143 pontos e ficou na vice-liderança, considerando o total de pontos sem descartar o pior resultado.
 
A prova foi interrompida ainda na primeira volta, após a queda de Victor Braga, da GP Máster, que compete no mesmo grid, mas com pontuação separada. O grid foi refeito e dada nova largada. Andreghetto largou na terceira colocação e chegou a tomar a liderança de Henrique Castro, da BSB Motor Racing, o pole-position, mas não conseguiu manter a ponta. Perdeu posições pelo próprio Castro, vencedor da etapa, Paiato, o segundo, e Davi Costa, piloto da JC Racing Team, que fechou a lista dos três primeiros.
 
“Foi um fim de semana difícil na regulagem da moto. Mas no fim, percebi que poderia vencer. Mantive o ritmo e deu tudo certo”, explicou Henrique Castro. André Paiato, segundo no pódio e já confirmado como o vice-campeão da temporada na GP Light, também falou da corrida. “A meta era não cair, depois das quedas que tive na sexta-feira e sábado. Mas acho que venceu o melhor e estou satisfeito com essa corrida”. Para Davi Costa, terceiro lugar, o fim de semana também foi complicado. “Tivemos problemas no acerto da moto e isso contou muito. Valorizo a posição de chegada, por chegar ao pódio e por isso também não forcei”, finalizou. Já Andreghetto correu pensando no campeonato. “Fiz o suficiente para chegar bem. Vi que não tinha condições de pódio, então resolvi não forçar demais”, definiu.
 
Pela GP Máster, categoria integrante do grid da GP Light, Sidnei Scigliano conquistou o primeiro lugar. O piloto da Motrix Scigliano Racing foi seguido por Levy Lopes e Egon Kothy, companheiros de equipe na GP Rio. A última corrida do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade acontecerá em Cascavel (PR), no Autódromo Internacional Zilmar Beux, no dia primeiro de dezembro.
 
GP 600
A prova da categoria GP 600, que valeu pela sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, teve um uruguaio e dois argentinos nas três primeiras colocações. O primeiro lugar coube ao uruguaio Maxi Gerardo, da Grinjets SBK Racing. Ele completou as 14 voltas com tempo de 21m19s782, passando na última volta o argentino Sérgio Fasci, da MGBikes Yamaha. Outro argentino, Nicolas Tortone, também correndo pela MGBikes Yamaha Racing, fico com a terceira posição.
 
“Foi difícil passar, tentei o tempo todo. Na última volta, forcei tudo e deu certo”, resumiu Gerardo sobre a disputa pela liderança. Fasci, que esperava pela vitória para continuar vivo na disputa do título, disse que esperava mais de si na corrida. “Eu fui lento na volta final, Maxi fez um traçado melhor, mas eu contava com a vitória”, lamentou o vice-líder da temporada. Tortone falou da dificuldade em manter o terceiro posto. “O ritmo dos dois primeiros era muito forte, não consegui acompanhá-los. Conservei o terceiro lugar, mas lutei muito por isso”.
 
Dois outros pilotos se destacaram. Joelsu da Silva, da equipe Paulinho Superbike, que competia pela GPR 250, subiu para a GP 600 nesta etapa e colocou muita pressão em Tortone pelo terceiro lugar. Os dois trocaram de posições algumas vezes. O líder da categoria, Rafael Bertagnolli, correndo pela BSB Motor Racing, teve problemas com a moto e largou em último no grid, fez uma corrida de recuperação e chegou em quinto, mantendo um vantagem de 20 pontos (119 a 99) sobre Sergio Fasci.
 
GPR 250
Foi de Pedro Sampaio, da equipe Fábio Loko, a vitória na sétima e penúltima etapa da GPR 250, na manhã deste domingo (17/11), no Autódromo Internacional de Campo Grande. Na segunda colocação veio Meikon Kawakami, da Alex Barros Racing, seguido do piloto uruguaio Gabriel da Silva, da DPS Competicion. O primeiro lugar na etapa sul-mato-grossense levou o piloto gaúcho aos 104 pontos, a um ponto do líder Meikon Kawakami.
 
Para Sampaio, a estratégia traçada desde os treinos livres de sexta-feira deu certo. “Trabalhamos para fazer uma moto equilibrada para a corrida. Tentei fazer bem a largada, caí para o segundo lugar, mas recuperei. Sabíamos que se mantivéssemos o ritmo forte do começo ao fim poderíamos sair com a vitória. Deu certo”, sintetizou Sampaio.
 
Para Meikon, segundo na etapa sul-mato-grossense, a colocação não foi o ideal, mas agora é pensar na próxima corrida. “Tentei acompanhar o Pedro, mas não consegui. Então briguei para terminar essa corrida em segundo lugar”, disse, valorizando a pontuação que o deixou na liderança da GPR 250, agora com 105 pontos alcançados.
 
Gabriel da Silva, piloto uruguaio que fez sua estreia no Moto 1000 GP na etapa de Campo Grande, estava bastante feliz com a terceira colocação. “Foi minha primeira corrida e consegui pódio. Achei muito bom e isso me anima a querer continuar. Vamos ver algo para a próxima temporada, para fazer todo o calendário do Campeonato Brasileiro”, finalizou. A GPR 250 é a categoria idealizada para a formação de novos pilotos dentro do Moto 1000 GP.

Fotos: Sanderson-Grelak/Divulgação

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