Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Motovelocidade

Monza espera o WSBK neste fim de semana

06 de May de 2010

Roberto Brandão Filho

O campeonato Mundial de Superbike retorna ao autódromo de Monza, neste fim de semana, para mais um compromisso com o clássico circuito italiano, a quinta etapa da competição. Vinte anos depois da primeira edição no circuito nos arredores de Milão, o desafio continua o mesmo, mas desta vez com sete fabricantes diferentes competindo.

Os fãs das corridas de duas rodas verão grandes disputas na etapa italiana. O atual líder do campeonato, Leon Haslam, quer se manter na frente. A combinação toda italiana da equipe Aprilia Alitalia e Max Biaggi quer mostrar trabalho em seu território, além dos esforços dos pilotos da Ducati para conquistarem um bom resultado.

Fora isso, a Honda voltou ao topo depois da vitória dominante de Jonathan Rea na última etapa, em Assen e a atual campeã Yamaha com sua dupla britânica tentará manter o título. A BMW está cada vez melhor e a Kawasaki deseja, finalmente, chegar ao pelotão da frente.

Após quatro etapas, o piloto britânico de 27 anos, Haslam, lidera o campeonato com duas vitórias conquistadas e 20 pontos na frente de Biaggi. Por sua vez, Biaggi parece ter as cartas na manga para se tornar o primeiro italiano a conquistar o título do WSBK e sua dobradinha no Portugal o projetou para o sucesso.

Olhares também estarão voltados para Leon Camier, que subiu no pódio do WSBK pela primeira vez na Holanda, em Assen, enquanto que a equipe Suzuki Yoshimura, com o piloto Yukio Kagayama, se juntará ao grid de largada para a primeira de suas três aparições nesta temporada.

Nem tudo está indo como o planejado na Ducati, que já venceu 18 das 36 provas disputadas em Monza. Os dois pilotos da Xerox Ducati, Noriyuki Haga e Michel Fabrizio, tem lutado para recuperar terreno desde a etapa australiana. Assim como a equipe de fábrica, a Althea Ducati     colocou o espanhol Carlos Checa de volta na competição com performances raramente vistas nos últimos anos, que receberá auxilio de seu companheiro, Shane Byrne. Jakub Smrz está em excelente forma abordo de sua Borciani-Guandalini Ducati 1098, especialmente nos treinos. As cores da Itália estarão representadas também, pelos pilotos Lorenzo Lanzi, da DFX, e Luca Scassa, da Supersonic.

Atenções também voltadas para a relativamente nova equipe, a BMW, que após um ano com a S1000RR começa a aparecer nas primeiras posições. A BMW espera continuar sua positiva campanha em Monza, uma pista onde a máquina alemã de quatro cilindros pode acelerar forte e talvez conquistar um lugar no pódio. Os efeitos do novo chefe de equipe, Davide Tardozzi, começam a fazer efeito e os pilotos Troy Corser e Ruben Xaus fazem progressos rapidamente.

A equipe Holandesa, Ten Kate Honda, levou a fabricante japonesa de volta ao topo após um início de temporada desapontante, com uma vitória dupla de Jonathan Rea em Assen. Após algumas modificações, a CBR voltou a ser competitiva e Rea almeja sucesso futuro. As coisas são um pouco mais difíceis para o alemão, Max Neukirchner, que ainda não conseguiu encontrar um bom ritmo na Honda. Monza marcará o retorno de Vittorio Iannuzzo na equipe Squadra Corse Itália Honda.

A Yamaha espera repetir o resultado fantástico do ano passado com Ben Spies, mas dessa vez com os dois pilotos britânicos, James Toseland e Cal Crutchlow. Para Toseland, o retorno ao campeonato Mundial de Superbike, após duas temporadas ruins na MotoGP, não está sendo fácil, mas sua conhecida perseverança lhe rendeu três pódios nas últimas quatro corridas, resultado que o colocou na quinta colocação no geral.

Para a Kawasaki, a grama continua mais verde do outro lado da cerca. Chris Vermeulen caiu em Phillip Island e junto com ele, caíram as ambições da equipe. O piloto não participara desta e das próximas duas etapas em Portimao e Valencia já que se recupera da lesão em seu joelho. Tom Sykes está fazendo tudo que é possível para conquistar bons resultados, mas por enquanto, não foi suficiente.

A quinta etapa da competição acontecerá neste fim de semana, na Itália, no circuito de Monza, e será transmitida ao vivo pelo canal de TV por assinatura, BandSports. Segundo a programação do próprio canal, a transmissão começará a partir das sete horas da manhã.

Compartilhe esse anúncio