Motovelocidade
Motovelocidade
A Kawasaki volta a ter uma categoria monomarca na motovelocidade brasileira. No dia 18 de outubro, no autódromo de Interlagos, estreia a Ninja 400 Cup - que, como o nome indica, será composta exclusivamente pelo modelo da fabricante japonesa.
Na temporada de estreia, serão 20 pilotos apenas, mas para 2021 a categoria promete ter 40 motos. Para competir na Ninja 400 Cup, os pilotos não precisam adquirir a moto: existe a possibilidade de pagar uma taxa que inclui pneus, inscrição e locação da moto. Ao assinar um contrato, o piloto poderá usar a moto para treinos privados e track days.
Cada etapa custa R$ 3 mil, segundo o comunicado do SuperBike, valor que inclui um par de pneus, inscrição e a moto. O kit completo de homologação das motos custa R$ 8 mil e inclui incluindo carenagem, bolha, pintura, pedaleira, guidão, coroa, protetor de freio, escapamento, slider e suporte de cavalete.
A organização do SuperBike Brasil destaca ainda que "para que a locação seja em contrato de comodato não oneroso, o piloto deve procurar e estabelecer vínculo com uma das mais de 30 equipes homologadas pelo campeonato" e disponibiliza o e-mail info@superbike.com.br para consulta sobre as equipes homologadas.
Além disso, a categoria visa desenvolver talentos e encaminhar os melhores pilotos para o Mundial de Superbike, segundo o comunicado. Detalhes sobre esse ponto serão divulgados em breve, de acordo com o SuperBike Brasil.
Por fim, a Ninja 400 Cup terá premiações em dinheiro para os cinco primeiros em 2020. Confira os valores por etapa:
1º lugar – R$ 1.500,00
2º lugar – R$ 1.300,00
3º lugar – R$ 1.100,00
4º lugar – R$ 900,00
5º lugar – R$ 700,00
Em 2021, de acordo com o comunicado, a premiação será estendida até o décimo lugar, mas os valores não foram informados.