Contido no ritmo de prova, mas satisfeito por cumprir com a meta. Esta foi a avaliação de Valentino Rossi sobre o seu desempenho no primeiro dia do Rally da Nova Zelândia, iniciado nesta sexta-feira.
A bordo de um Subaru de uma equipe privada, o heptacampeão do Mundial de Motovelocidade completou o roteiro programado com um modesto 24º lugar, oriundo da soma de resultados nas cinco especiais percorridas.
Nas duas iniciais, realizadas sob região extremamente úmida e repleta de lama, o italiano obteve a 33ª e 28ª posições, respectivamente. Com solo firme na seqüência da competição, o “Doutor” conseguiu impor maior velocidade no equipamento, alcançando um duplo 20º posto e uma 13ª colocação na Super-Especial.
“Estou muito feliz por ter avançado para o segundo dia, curti bastante a experiência”, comemorou Rossi. “Não fiquei totalmente desapontado com os tempos porque realmente não estou preocupado com eles. Queremos completar o rali”, acrescentou o vice-campeão da MotoGP.
Para os serviços de navegação, Rossi conta com a ajuda de Carlo Cassina, outro personagem disposto a concluir a participação da dupla na penúltima etapa do Mundial de Rally (WRC). “O Valentino quer terminar esta prova e absorver uma alta quilometragem, no intuito de ganhar experiência. A posição que chegarmos será o menos importante. Interessa, sim, explorar cada detalhe do carro e aprender todos os segredos da máquina”, afirmou o navegador.
Quem lidera o Rally é o finlandês Marcus Gronholm, da Ford, com 11 minutos de vantagem em relação a Rossi. A prova da Nova Zelândia será disputada até o domingo.
Times treinam na Malásia
Enquanto Rossi se diverte no automobilismo, alguns corredores da MotoGP já aceleram forte as máquinas de duas rodas nos testes de pré-temporada. Nesta semana, três montadoras realizaram uma trinca de trabalhos no circuito malaio de Sepang, onde o forte calor serviu para os times avaliarem os novos motores de 800cc.
O melhor tempo do ensaio de hoje foi conquistado pelo norte-americano John Hopkins, que repetiu a posição alcançada no dia anterior. Chris Vermeulen, comprovando o bom ritmo das Rizla Suzuki, completou a dobradinha em ambos os treinos. Na quarta-feira, o mais veloz foi Colin Edwards, com o equipamento da Yamaha.
Confira os tempos da sexta-feira:
1) John Hopkins (EUA/Rizla/Suzuki), 2min01s64
2) Chris Vermeulen (AUS/Rizla/Suzuki), 2min02s04
3) Colin Edwards (EUA/Camel/Yamaha), 2min02s43
4) Nicky Hayden (EUA/Repsol/Honda), 2min03s28
5) Makoto Tamada (JAP/Tech 3/Yamaha), 2min03s36
6) Toni Elias (ESP/Fortuna/Honda), 2min03s55
7) Carlos Checa (ESP/LCR/Honda), 2min04s27
8) Tady Okada (JAP/Honda), 2min04s44