Motovelocidade
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Eric Granado estava tendo um final de semana perfeito, nos treinos estava sempre lutando pelas primeiras posições, chegou a bater o recorde da pista (1min 47s 778) e conquistou a pole position na corrida de domingo.
Infelizmente, sua queda atrapalhou sua corrida. Granado lamenta: "Não havia aderência. Podia brigar pelo pódio, mas errei".
Tudo começou a mudar no acidente com o piloto italiano Celestino Vietti durante o warm-up da primeira etapa do Campeonato Mundial de Moto2, neste domingo (2), o que obrigou os organizadores a adiar a prova de abertura do Mundial de Moto-E das 9h para as 14h30 (horários de Brasília). E acabou alterando o equilíbrio de forças na primeira etapa da categoria das motos elétricas.
O autódromo de Jerez fica na região de Andaluzia, na Espanha, devido a mudança de horário a prova das motos elétricas ocorreu no pico do calor do dia, que resultou na diminuição da aderência do asfalto e acabou surpreendendo todo o grid da Moto-E.
Nas oito voltas da prova, foram registrados diversos tombos, derrapadas e acidentes, em uma sequência que tirou da corrida alguns dos principais nomes da competição, como o brasileiro Eric Granado, que largou da pole e liderava a prova já com alguma vantagem no momento da queda. Outra vítima importante foi o alemão Lukas Tulovic, da equipe Tech 3 E-Racing, que duelou pela pole com Granado nos treinos do sábado, largou em segundo e também abandonou por acidente.
As motocicletas elétricas pesam cerca de 90kg a mais que um modelo de MotoGP e o efeito do calor sobre a combinação pneus/asfalto mudou totalmente o panorama esperado pelos pilotos. “A pista mudou muito em relação ao que todos imaginavam até a largada. Estava mais quente, mais lenta (com menos aderência), mais difícil”, resume Granado.
“Em uma frenagem na quarta volta eu apoiei a roda dianteira como vinha fazendo sempre, imaginando que a moto iria manter o comportamento, mas não havia aderência suficiente e isso acabou causando a queda. Foi erro meu e estou muito chateado comigo mesmo. A gente tinha condição de brigar hoje no mínimo pelo pódio e, pelo que parecia até então, talvez pela vitória. Peço desculpas à equipe, aos fãs que torcem por mim e aos patrocinadores que me apoiam no Mundial”, declarou o brasileiro, que ainda conseguiu levantar a pesada moto e voltar à corrida, terminando na 13ª posição.
No final da última volta, o suíço Dominique Aegerter (equipe Dynavolt Intact GP), principal rival de Granado durante toda a pré-temporada, “salvou” uma queda praticamente certa ao derrapar na curva seis quando tentava dar um bote sobre o italiano Alessandro Zaccone (equipe Octo Pramac Moto-E), que acabaria vencendo a corrida.
A segunda etapa do MotoE será no circuito francês de Le Mans, na França, no dia 16 de Março.