23 de January de 2006
Em alto e bom estilo, a Yamaha comemorou neste domingo os títulos conquistados na temporada 2005 da MotoGP. No ano de seu 50º aniversário, a marca japonesa assegurou a taça de pilotos e de construtores da principal categoria do motociclismo mundial e ainda manteve por mais um certame o astro das duas rodas, Valentino Rossi.
A festa de encerramento do campeonato aconteceu na sede da montadora, no Japão. Um dos principais momentos do evento foi promovido por Takashi Kajikawa, presidente da Yamaha, que presenteou seus pilotos com uma máquina: Rossi, bicampeão pela equipe, ganhou a moto que usou ao longo do mundial, a YZR-M1, enquanto Colin Edwards recebeu uma Enduro YZF-450.
Outras presenças ilustres na cerimônia foram Lin Jarvis, diretor-chefe da Yamaha Racing, e Davide Brivio, dirigente de fábrica do time que venceu 11 corridas - todas com Rossi - ao longo do ano. Além das vitórias e dos canecos, a Yamaha também pontuou nas 17 etapas de 2005, com Edwards, e subiu ao pódio em todas as provas completadas pelo italiano heptacampeão, que só não terminou o GP de Motegi.
Com a contratação de Rossi, no fim de 2003, a Yamaha encerrou seu jejum de 12 anos sem título. O último fora conquistado por Wayne Rainey, em 1992.