Motovelocidade
Motovelocidade
Leandro Alvares
O dia não foi de vitória, mas ainda assim de resultados muito importantes para Eric Granado em sua luta pelos títulos da temporada 2009 do Cuna de Campeones Bancaja e do Campeonato Mediterrâneo de Motovelocidade.
Na jornada dupla enfrentada neste domingo, no circuito espanhol de Valência, o jovem brasileiro conquistou dois segundos lugares, terminando ambas as provas no encalço dos vencedores.
Pelo Bancaja, Granado largou na pole da categoria PréGP 125, mas sofreu com a queda de rendimento de sua moto ao longo das voltas. “Andamos fortes em todos os treinos, mas foi difícil manter um bom ritmo hoje”, comentou o brazuca, que mesmo com a dificuldade recebeu a bandeirada a somente 0s305 do vencedor, o espanhol Ignácio Roman, e cravou a melhor volta da corrida, em 1min49s906.
“O balanço do fim de semana foi positivo porque somei 24 pontos, sendo 20 pelo segundo lugar, dois pela pole position e outros dois pela volta mais rápida, enquanto o Roman ficou com 25”, destacou.
Com o resultado, o atual campeão da classe MiniGP XL 80 chegou aos 53 pontos na classificação do torneio, mantendo-se na liderança com uma boa margem de 17 tentos para o segundo colocado da tabela, que passou a ser Roman.
Muito perto da vitória
No Mediterrâneo, Granado e seu companheiro de equipe, Jorge Navarro, ocupavam as duas primeiras posições do grid, mas fizeram uma largada ruim e perderam muitas colocações. “Fiquei em nono, bem atrás dele, mas como estávamos com uma moto bem acertada conseguimos nos recuperar com facilidade”, contou o piloto.
Antes da metade da prova, ambos já apareciam novamente na primeira e segunda posições, com o espanhol à frente. Há quatro voltas do fim, contudo, o brasileiro partiu para o ataque e assumiu a liderança. “Estava começando a abrir quando dois retardatários me atrapalharam. Para não bater, tive que passar pela área de escape e perdi muito tempo”, lamentou Eric, que em função do incidente caiu para terceiro.
O imprevisto, entretanto, não desanimou o corredor, que na penúltima volta recuperou o segundo lugar e voltou a pressionar Navarro. Na passagem decisiva, o brasileiro chegou a retomar a ponta, mas acabou superado após um leve toque, finalizando a apenas 0s1 do adversário.
“Se tivesse mais uma volta dava para ter ganhado. De qualquer maneira, foi um ótimo resultado em termos de campeonato e uma corrida muito disputada, a melhor do dia”, ressaltou Granado, que passou a dividir a liderança da categoria PréGP 125 do Mediterrâneo com o parceiro de equipe, cada um com uma vitória e um segundo lugar.
O próximo compromisso de Granado na Europa será a terceira etapa do Mediterrâneo, agendada para o dia 24 de maio, no circuito de Barcelona. Pelo Bancaja, o terceiro desafio da temporada acontecerá apenas no dia 19 de julho, em Cartagena.
Confira os resultados de Valência:
Campeonato Mediterrâneo - PréGP
1) Jorge Navarro (ESP), 11 voltas em 22min18s802
2) Eric Granado (BRA), a 0s1
3) Alex Rins (ESP)
4) Alex Marquez (ESP)
5) Albert Arenas (ESP)
Bancaja - PréGP 125
1) Ignácio Roman (ESP), 11 voltas em 20min40s634
2) Eric Granado (BRA), a 0s305
3) Agustí Levy (ESP)
4) Manuel Garcia (ESP)
5) Rodrigo Lopez (ESP)
125 EVO
1) Javier Cholbi
2) Vicente Ramon
3) Pedro Rodriguez
4) Adrian Miñana
5) Javier Manrique