Leandro Alvares
O circuito paulistano de Interlagos já vive o clima do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Nesta quinta-feira, dezenas de pilotos iniciaram os treinos de preparação para a etapa de abertura da temporada, que traz como principal novidade a estréia da Copa Hornet.
A categoria substituta da Supersport terá um grid extremamente elegante, afinal, o modelo de 600cc da Honda ficou muito bonito com a carenagem de corrida. Em termos de velocidade, girou ontem na casa de 1min54s7 com Alecsandre Brieda, o “Doca”, tricampeão da extinta 500cc.
Os tempos ainda estão bastante altos e devem cair consideravelmente até a tomada de classificação, no sábado. Alguns mecânicos que circulavam pelo paddock apostaram em uma marca de 1min48s para o fim de semana. Resta aguardar para ver se acertarão.
No comparativo com o modelo de rua, a Hornet do Brasileiro apresenta como diferenciais o câmbio invertido, semiguidão, suspensões especiais para corrida, carenagem e pedaleiras. Este último item, em especial, não tem agradado aos pilotos pela baixa resistência e aparente falta de segurança.
Fábio Peasson, atual campeão das 250cc, foi um dos que se manifestou diante do componente. “A pedaleira da minha moto quebrou quando eu estava freando para o ‘S’ do Senna”, afirmou. “Por sorte não me aconteceu nada, mas poderia ter ocorrido um acidente”.
Doca, além de se queixar da pedaleira, mostrou à reportagem do MOTO.com.br quão frouxo estava o dispositivo em uma moto. “Mesmo estando em cima da hora, os organizadores deveriam fazer algo para solucionar esse problema”, ressaltou o piloto.
As equipes prosseguem com os treinamentos nesta sexta-feira. Além da Copa Hornet, o Brasileiro de Motovelocidade é formado pelas categorias 250cc, 250cc Júnior e Superbike, para equipamentos de 1000cc.
O MOTO.com.br acompanha in loco as emoções da etapa deste fim de semana.