Motovelocidade
Motovelocidade
Desde de 1999 a BMW fornece carros oficiais para o MotoGP, mas pela primeira vez fornecerá um moto madrinha de segurança para a temporada 2021, que tem início dia 28 de Março no Catar.
Na primeira corrida serão utilizados os seguintes carros de segurança: o BMW M3, o BMW M4 e o BMW M5 CS. Além da nova moto madrinha.
A motocicleta escolhida foi a BMW M 1000 RR, a primeira moto a ser preparada pela divisão Motorsports da BMW.
“Eles [os safety cars] serão acompanhados pela nova BMW M 1000 RR como a motocicleta de segurança. O primeiro modelo M sobre duas rodas foi desenvolvido no automobilismo e atenderá aos requisitos mais exigentes nas pistas de corrida. Estamos ansiosos para a abertura da temporada no Catar e ver nossa nova frota em ação. ” Diz Markus Flasch, CEO da BMW M GmbH.
Baseada na S 1000 RR, a nova moto madrinha recebeu comando de válvulas variável, pistões Mahle redesenhados e taxa de compressão elevada para 13,5:1. As bielas passam a ser de titânio, mais leves. Além disso, os coletores de admissão foram retrabalhados e um escape de titânio foi fornecido pela Akrapovic.
A M 1000 RR é capaz de entregar 212cv à 14.500 rpm, ou seja, 5 cv a mais que a S 1000 RR. Para conseguir parar essa moto, são utilizados freios desenvolvidos pela própria marca de competições com as pinças pintadas de azul.
Para o GP de Portugal, que irá acontecer em 18 de Abril, se juntarão à frota de carros de segurança: O BMW M8 Competition Coupe Safety Car, o BMW M8 Competition Gran Coupe Safety Car, o BMW X5 M Medical Car e outra BMW M 1000 RR Safety Bike.