Motovelocidade
Motovelocidade
Nunca na história do prestigiado prêmio IRTA “Melhor Grande Prêmio” um circuito recebeu tal honra na temporada de estréia, até este ano. O prêmio IRTA “Melhor Grande Prêmio” 2010 foi atribuído ao MotorLand Aragón, o moderno circuito que ultrapassou obstáculos intimidantes como prova de substituição para triunfar num calendário repleto de traçados de elevada qualidade a nível mundial.
O exigente circuito, em conjunto com as excelentes instalações para as equipes, a cooperação e forma acolhedora como todos foram recebidos, bem como o grande agrado obtido junto dos pilotos, fez do Grande Prêmio A-Style de Aragón 2010 o claro favorito para receber o prêmio.
Ao vencer o prêmio, o circuito MotorLand Aragón se junta a Jerez de La Fronteira, Catalunha, e Valência como os quatro traçados espanhóis a atingirem esta honra. O país que nos deu os Campeões do Mundo e vice-campeões das três categorias lidera com nove traçados vencedores ao longo dos 27 da história. O fato de Aragón ter ganho logo na primeira é bom testemunho do extraordinário trabalho feito pelo comitê de organização liderado por José Angel Biel, Presidente do Circuito MotorLand Aragón.
Enquanto a maior parte dos circuitos sabe com um ano de antecedência se vai, ou não, fazer parte do calendário da MotoGP, Aragón teve metade do tempo. A pista, que foi a primeira de reserva, entrou para o calendário no dia 18 de março, apenas seis meses antes da corrida de 19 de Setembro.
Assim que foi dada a luz verde a direção do circuito começou de imediato os preparativos para receber o mais prestigiado campeonato de Motovelocidade do Mundo, garantindo que quando as equipes, pilotos e espectadores chegassem ao traçado de Alcañiz seriam bem tratados.
Ao longo dos 5,077km da pista há uma combinação de 17 curvas de velocidade variada, bem como diferenças de elevação. Devido à proibição de testes da MotoGP, nenhum piloto da categoria rainha teve como testar os seus protótipos no traçado antes da corrida. Mas foram autorizados a pilotar com outras motos, situação da qual muitos pilotos tiraram proveito.
O Campeão do Mundo Jorge Lorenzo, da Fiat Yamaha, disse: “Gosto mesmo desta pista. É muito divertida de pilotar e muito diferente, um desafio novo. É interessante rodar aqui com a M1 depois de ter feito numa R1”.
Nicky Hayden disse depois de ter sido segundo na qualificação: “Penso que construíram uma pista de que se podem orgulhar. As instalações são boas, o desenho é bom e seguro. Tem algumas seções divertidas, com entradas cegas, algumas curvas rápidas e outras lentas... é uma boa mistura”.