Motovelocidade
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Foto: American Flat Track
O uso de macacões com airbags internos é obrigatório no Mundial de Motovelocidade para as três classes - Moto3, Moto2 e MotoGP - desde o início desta temporada.
Utilizado pelos principais pilotos em outras categorias, o recurso utiliza sensores que, ao detectar movimentos fora dos usuais - o que indicaria uma queda - acionam o airbag em milissegundos, protegendo a parte superior do corpo dos pilotos.
Nesta semana, o American Flat Track, campeonato norte-americano da modalidade, anunciou que a partir da próxima temporada o uso de macacões com airbags será obrigatório na classe principal do campeonato, a AFT Twins.
A organização fechou uma parceria com a Dainese, que utiliza a tecnologia D-Air nos macacões e fornece o equipamento para outras fabricantes nas competições de motovelocidade.
A dinâmica das disputas e da pilotagem no Flat Track são diferentes do que se vê na MotoGP, então a fabricante italiana desenvolveu uma versão de airbag específica para a modalidade.
A tecnologia de airbags para motociclistas ainda dá os primeiros passos nas ruas, com o custo dos equipamentos sendo o principal obstáculo para a popularização do recurso - a versão em colete do D-Air, por exemplo - que pode ser utilizada com qualquer jaqueta - custa US$ 699,95, quase R$ 3 mil em conversão direta.