WSBK: Melandri leva a primeira bateria em Brno

O piloto da Yamaha superou seus rivais ao título, Biaggi e Checa, numa bela disputa no circuito da República Tcheca.

Por Roberto Brandão

O piloto Marco Melandri conquistou sua terceira vitória na temporada 2011 do campeonato Mundial de Superbike, após prevalecer em uma tensa batalha com seus rivais ao título, Max Biaggi e Carlos Checa, no circuito de Brno.

Melandri e Biaggi rodaram praticamente todas as voltas colados, trocando de posições umas três vezes antes de Melandri fazer a ultrapassagem decisiva com três voltas para o fim. Biaggi, tendo ficado atrás de Melandri por diversas voltas, parecia que venceria quando ultrapassou o piloto da Yamaha na curva dois, com nove voltas para o fim.

Até aquele ponto, o par fazia companhia um para o outro, mas Carlos Checa entrou na briga pela primeira posição depois de tirar cerca de dois segundos em cinco voltas. Com o progresso, o líder do campeonato, Checa, deu a impressão de que seria um fator na briga pela ponta, ainda mais depois de um erro de Biaggi na décima terceira volta que deu a segunda posição ao espanhol.

Entretanto, a velocidade superior da Aprilia nas retas superou a Ducati um pouco depois, e Checa ficou um pouco mais atrás só de olho na briga pela liderança. Com isso,Biaggi pôde voltar sua atenção a Melandri, mas após trocarem de posições por diversas vezes, o italiano da Yamaha terminou na frente do italiano da Aprilia.

Essa foi a terceira vitória na temporada de Melandri, juntando aos triunfos de Donington Park e Motorland Áragon. Com o resultado, Melandri reduziu a diferença entre Biaggi na classificação geral para 18 pontos. Biaggi, enquanto isso, está agora 39 pontos atrás de Checa.

Michel Fabrizio ficou com a quarta colocação com sua Suzuki Alstare. O italiano, em certo ponto, marcou voltas tão rápidas quanto os líderes da prova. Eugene Laverty, companheiro de equipe de Melandri, ficou em quinto, um resultado que o consolida na quarta posição do campeonato.

Ayrton Badovini foi novamente o melhor piloto da BMW, conquistando a sexta posição depois de superar Tom Sykes e Jakub Smrz. Atrás do piloto satélite da BMW ficou Leon Camier e Leon Haslam. O espanhol Joan Lascorz colocou sua Kawasaki na nona posição, logo a frente de Sykes, que fechou os dez melhores.

A segunda bateria da oitava etapa do campeonato Mundial de Superbike acontecerá daqui a pouco, com transmissão ao vivo do canal de TV por assinatura, BandSports, a partir das 10hs.

Resultados:
1) Marco Melandri (ITA/Yamaha WSBK), 40min23s699
2) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), + 0s241
3) Carlos Checa (ESP/Althea Ducati), + 0s436
4) Michel Fabrizio (ITA/Suzuki Alstare), + 8s448
5) Eugene Laverty (IRL/Yamaha WSBK), + 11s86
6) Ayrton Badovini (ITA/BMW Italia), S1000RR + 16s374
7) Leon Camier (ING/Aprilia Alitalia), + 20s075
8) Leon Haslam (ING/BMW Motorrad), + 21s399
9) Joan Lascorz (ESP/Kawasaki Racing), + 21s555
10) Tom Sykes (ING/Kawasaki RTS), + 22s330
11) Jakub Smrz (CZE/Effenbert Liberty Ducati), + 22s494
12) Noriyuki Haga (JAP/PATA Aprilia), + 24s710
13) Maxime Berger (FRA/Supersonic Ducati), + 27s958
14) Roberto Rolfo (ITA/Pedercini Kawasaki), + 31s724
15) Alex Lowes (ING/Castrol Honda), + 31s998
16) Mark Aitchison (AUS/Pedercini Kawasaki), + 34s771
17) Lorenzo Lanzi (ITA/BMW Italia), + 36s582
18) Chris Vermeulen (AUS/Kawasaki Racing), + 45s690
19) Viktor Kispataki (HUN/Prop-Tech Honda), + 1min28s907
20) Sylvain Guintoli (FRA/Effenbert Liberty Ducati), + 1 volta


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br