Crianças da Honda Junior Cup festejam o seu dia nesta quarta (12)
A Honda Junior Cup, categoria escola que se destina a formar os campeões de amanhã, existe desde 2013 e é disputada durante as provas do Superbike Brasil
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Quem acompanha motovelocidade já conhece a Honda Junior Cup, categoria escola que se destina a formar os campeões de amanhã. Ela existe desde 2013 e é disputada durante as provas do Superbike Brasil. Os jovens pilotos recebem orientações de como se comportar nos autódromos e também fora deles.
A garotada da Honda Junior Cup, assim como toda criança do Brasil, festeja o seu dia nesta quarta-feira (12 de outubro). Os meninos e meninas, com idades a partir de 8 anos, entretanto, estão sendo preparados para que sejam o futuro do motociclismo brasileiro. Nas principais pistas do país eles aceleram suas motos Honda CG 160 Titan. A próxima corrida será dia 23, em Londrina (PR).
Além da questão esportiva, outras habilidades são desenvolvidas. A disciplina, concentração e foco necessários para a condução da motocicleta se refletem nas atividades cotidianas, inclusive no rendimento escolar, o que é relatado pelos pais e pelos próprios pilotos. Até porque alguns pais condicionam a prática do esporte à obtenção de boas notas.
Outra orientação que os jovens pilotos da Junior Cup recebem tem relação à boa saúde. O peso extra funciona como ‘lastro’ e diminui a velocidade da moto na pista. Assim, o ideal é ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis – atividade física entre eles – para ajudar a controlar o peso.
A questão do trabalho em equipe, respeito ao próximo, espírito de liderança também são elaborados. Com isso, situações comuns a todas as crianças e adolescentes, como quarto bagunçado, roupas jogadas pelo chão e atrasos para compromissos foram sensivelmente reduzidas, segundo relatos dos pais.
Atualmente, 15 crianças e adolescentes de várias partes do país participam da Honda Junior Cup. Alguns deles muito pequenos, como o paranaense (de Curitiba) Mário Salles, de 8 anos, que precisa de ajuda para subir na moto e, na largada, necessita que alguém a mantenha em equilibrada, pois seus pés não alcançam o chão. Apesar da pouca idade e do tamanho reduzido, ele regularmente anda entre os primeiros colocados. No time dos menores estão ainda o paulista Eduardo Burr, o brasiliense João Arratia e a garota Raquel Vaz, também de Brasília, todos com 9 anos de idade.
Cinco etapas da Honda Junior Cup foram disputadas nesta temporada, quatro em Interlagos (São Paulo) e uma em Curitiba (PR). A próxima corrida será no dia 23 de outubro, em Londrina, no Paraná, cidade natal do piloto Léo Manella, que completa 14 anos no dia da prova.
Leo Marin lidera a competição, com 91 pontos. Lincoln Melo é o segundo (86), seguido por Felipe Macan (terceiro, com 68), Nicolas Cendesi (quarto, com 68) e Alexandre Gonzalez (quinto, com 89).
Fotos: Divulgação/Johanes Duarte/VGCOM
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário