Motovelocidade
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André Jordão
Na última etapa da temporada, em Valência, na Espanha, a categoria 250cc do Mundial de Motovelocidade, chegou indefinida. Hiroshi Aoyama, piloto da Honda, tinha uma boa vantagem. Ele poderia chegar até em décimo primeiro, que mesmo com uma vitória de Marco Simoncelli, da Metis Gilera, seria campeão mundial.
Além desta disputa, esta etapa carregava uma despedida. A partir de 2010 não teremos mais a categoria 250cc e sim a Moto2. A 250cc foi a primeira categoria a ser disputada na história do Mundial, começando em 1949.
Na Moto2 haverá algumas mudanças. O campeonato passa a ser mono marca, ou seja, a Honda irá fornecer motores para todas as equipes e ficará por conta delas ter o diferencial no desenvolvimento dos chassis e aerodinâmica. A cilindrada deste motor será de 600 centímetros cúbicos, 4 tempos e estimasse que o custo diminua em 80%, entretanto as motocicletas de 250cc, 2 tempos, ainda poderão disputar com as 600cc.
Na corrida, Aoyama bem que tentou perder o título. O japonês perdeu o traçado e se equilibrou na moto para na cair na brita, voltando para a prova em décimo primeiro. Neste momento Simoncelli era o primeiro e o piloto da Honda ganhava o Mundial por um ponto. Mas o italiano parecia ansioso e em uma falta de atenção, foi ao chão sozinho, abandonando a prova.
Isso foi o suficiente para Aoyama ser campeão no meio da corrida e dar o primeiro título para a Honda nesta temporada. Hector Barbera venceu a etapa de Valência e conquistou o Vice-Campeonato Mundial. Alvaro Bautista chegou em segundo e Raffaele de Rosa fechou o pódio.
Classificação:
1) Hiroshi AOYAMA, 261 pontos
2) Hector BARBERA, 239
3) Marco SIMONCELLI, 231
4) Alvaro BAUTISTA, 218
5) Mattia PASINI, 128
6) Raffaele DE ROSA, 122
7) Thomas LUTHI, 120
8) Mike DI MEGLIO, 107
9) Hector FAUBEL, 105
10) Alex DEBON, 101