Vai viajar de moto? Qual calçado vai usar na viagem?

As vezes, por conforto, estamos correndo riscos que poderiam ser evitados.

Por Trinity Ronzella

Vai viajar de moto? Qual calçado vai usar na viagem?

Nos "sentimos" protegidos ou estamos protegidos realmente?

Existem no mercado inúmeros calçados para usarmos quando vamos viajar de moto. Obviamente, cada uma tem um propósito diferente, como cada moto tem um estilo diferente.

O grande lance é que, mesmo  com o um roteiro de viagem tranquilo, com uma moto que pesa mais de 200, 250 quilos, os riscos de se machucar existem, sendo potencializado se não estiver usando o calçado correto.

Obviamente que não estou dizendo para ir ao cinema com uma bota off road, mas, se for para o off road, sim! Use uma bota para essa finalidade. Da mesma maneira que, se for fazer um track day, não vá com seu tênis de basquete.

Vejo muita gente ir andar em estradas de terra com suas motos e, associam terra com trilha a pé. Sendo assim, abrem o armário e pegam a bota de caminhada, sentam na moto e pronto, estão equipados para o off road!

Só para exemplificar:

As Big Trails são motos pesadas que, mesmo paradas, se tombar em cima do pé, pode causar estragos graves,  tombo besta mesmo, a moto só deitou parada em cima do seu pé. Pronto!

Durante os deslocamentos em estradas de terra, temos outras situações. Pode-se tomar uma pedrada da moto que segue a frente, bater em algum galho, escorregar o pé ao pisar no chão, enfim, inúmeras possibilidades e riscos.

Na teoria seria simples: comprou uma moto speed, vai comprar um equipamento para usar com ela… mas, não é assim que acontece!

Durante as viagens, passamos a maioria do tempo em cima da moto, ou seja, correndo mais riscos. Devido a isso, deveríamos estar mais equipados.

Abaixo coloquei qual o calçado apropriado para usar com os estilos de moto mais comuns de viajar.

 

Motos Trail/Big Trail

 

As botas de off road são as que melhor proteção podem fornecer, quer ver?

  • Estrutura rígida, a ponto da moto deitar em cima do seu pé e não destruir seu pé, pode levar pedradas e sofrer impactos.
  • Limita os movimentos do tornozelo, evitando torções como acontece muitas vezes parado.
  • Tem “cano longo” e reforçado para proteger a canela de impactos.
  • Solado rígido e resistente evita que o pé se curve quando apoiado na pedaleira, além de proteger a sola dos pés de objetos pontiagudos.

 


Foto: Alpinestars Brasil

 

Motos Speed/Naked 

Nessas motos a posição dos pés e pernas são parecidas, por isso, as botas usadas com as motos Speed (carenadas) são as mais indicadas. Tem proteções entre o joelho e os pés, é mais flexível que uma bota de off road pela posição dos pés na pedaleira e câmbio, enfim, não precisam ser igual as de off road, pois teóricamente não irão sofrer impactos, as motos são mais baixas (menos riscos de torções) e estarão apenas no on road.

 
Foto: Alpinestars Brasil

 

Motos Custom

Motos Custom e motos menores - Para essas categorias, apesar da variedade de calçados usados  serem enormes, existe um certo relaxamento por parte dos usuários. Talvez, porque as motos são mais leves e mais baixas, as velocidades praticadas são menores na maioria das vezes, o estilo “permite” um certo conforto por parte dos motociclistas.

Mas, mesmo sendo uma moto mais “relax”, existem os riscos também. Por isso, uma bota é sempre recomendada pelo menos para proteger o pé, tornozelo e canela, afinal, interromper a viagem por estar usando um calçado inadequado deve ser muito chato.



Foto: Alpinestars Brasil

 

Obviamente que existem vários equipamentos e preços, bem como, cada pessoa tem sua situação financeira e sabe o que pode ou não comprar, por isso, não adianta gastar alguns milhares de reais em uma moto bacana e, na hora de comprar o equipamento de proteção querer usar as moedas da carteira.

Vejo todos os finais de semana na estrada, passar motos que custam mais de 50 mil reais com seus condutores a 150km/h, de tênis, sapato, botinha de caminhada, enfim…com a roupa de passear no shopping.

Perante a lei, o obrigatório é usar o capacete,  mas, quando acontece alguma coisa ruim, bate o arrependimento!

Uns finais de semana atrás, um amigo foi fazer um passeio off road com uma bota de on road.

Não foi com a bota de off road, pois “achou" que seria um rolê light. Realmente foi light, a única coisa não light que aconteceu, foram as três fraturas por apoiar o pé no chão para evitar uma queda. Se estivesse com uma bota apropriada, mais rígida e com solado duro, isso não teria acontecido.

Vez ou outra relaxamos (e entra a sorte brigando com o azar) mas, só para lembrar que nessas horas que as coisas acontecem, por isso, vamos nos proteger para podermos viajar com mais segurança e contar para os amigos as boas lembranças da viagem.

É só uma questão de hábito, como foi o capacete, cinto de segurança e, atualmente, a máscara!

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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