Moto-Dicas
Moto-Dicas
O verão é época de férias, viajar e conhecer novos lugares. Muitos motociclistas escolhem essa época do ano para viver uma grande aventura sobre duas rodas.
Para ajudar os motociclistas a viajar com segurança, listamos sete itens que precisam ser revisados antes de viajar de moto.
Para viajar de moto com tranquilidade é preciso prestar atenção na lubrificação do motor.
Caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida. Isso porque o óleo envelhece mesmo com o motor parado.
Por isso,é importante utilizar um óleo de qualidade e com a especificação correta para cada tipo de motor.
Se a motocicleta possuir motorização com arrefecimento líquido é importante checar o nível do líquido de arrefecimento e completar, caso necessário.
É importante prestar atenção na validade e quantidade do fluido de freio. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Principalmente se a viagem for para uma região de serra, onde os freios são mais utilizados.
Observe se a corrente está lubrificada e ajustada corretamente. Essa manutenção diária é importante para evitar contratempos na viagem.
Cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, o que impede a suspensão de copiar as irregularidades do terreno.
Com isso, o condutor sofre não só com o desconforto, mas com a insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria.
Observe se os pneus estão dentro da quilometragem de uso, o que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI), além de verificar a pressão dos pneus.
Não se esqueça de checar se a borracha está ressecada. Nesse caso, é importante checar a validade do pneu, fixada em cinco anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser encontrada na lateral do item. Caso tenha passado o período de cinco anos, é indicada a substituição.
Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel. Esses itens são essenciais para garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta.
A manutenção preventiva é a melhor companheira para uma viagem de moto tranquila e com segurança.
Quer conferir dicas de roteiros para viajar de moto? Clique aqui para acessar a seção de viagens da Revista MOTO.com.br.