Star Racer dá dicas de preparação para viagem
Representante exclusivo no Brasil da marca Alpinestars faz check-list para a viagem sair como planejamos
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Sexta-feira! Final de semana está aí e chegou a hora de subir na moto. Mas antes disso, são necessários alguns cuidados para que a viagem ou o passeio saiam do jeito que planejamos. Estes cuidados começam muito antes de subirmos na moto, antes mesmo de chegarmos à garagem. A anos a Star Racer, representante exclusivo no Brasil da marca Alpinestars, tem contato com pilotos profissionais e não profissionais e lista abaixo alguns itens que sempre surgiram em conversas e que são consideradas ser de verificação essencial.
1 – Verifique você! - Está tudo bem com sua saúde? Está tudo bem com sua cabeça? Lembre-se que um mal estar repentino em cima da moto pode ser muito perigoso. E o excesso de vontade de botar pra fora o stress acumulado durante a semana de trabalho pode influenciar negativamente sua pilotagem.
2 – O clima – Verifique a previsão do tempo para saber o que vai enfrentar na estrada. Claro que em muitas regiões do Brasil quase enfrentamos as quatro estações em um único dia, mas nada melhor do que estarmos preparados, tanto com a escolha dos equipamentos, como com a escolha do roteiro.
3 – Cheque o caminho – Veja se a estrada continua do mesmo jeito que estava da última vez que você passou por lá. Obras, desvios, asfalto irregular e até mesmo a segurança do trecho. As condições mudam de um dia para o outro, então imagine meses e as vezes anos.
4 – Seu capacete – É o primeiro item de segurança e por lei obrigatório. Por estarmos tão habituados com este item, às vezes deixamos passar alguns detalhes. Está dentro da validade? As estruturas internas estão de acordo? Houve alguma avaria no casco? E se você vai enfrentar condições de baixa visibilidade (pilotar a noite, chuva, neblina, etc) lembre-se da viseira que vai usar. Se vai sair com uma viseira escura, leve a cristal como opção.
5 – Protetor de coluna - Muitos de nós, na moto ou fora dela, já quebramos alguma coisa (mão, braço, perna, costela). Mas uma fratura de coluna ou vertebra, que pode ocorrer no acidente mais bobo, pode nos afastar do motociclismo que tanto amamos. Lembre-se disto.
6 – Macacão/Jaqueta/Calça – Estão em boas condições? Estão bem ajustados ao seu corpo? Se você ganhou alguns quilos (acontece com todo mundo) seu equipamento pode estar muito apertado e com isso lhe causar desconforto e até mesmo prender a circulação para alguns membros do corpo. O pior cenário é você pensando na sua mão que está começando a formigar na mesma hora em que precisa frear forte. E o inverso, se perdeu alguns quilos (existem alguns sortudos), seu equipamento pode estar folgado e não oferecer segurança, tanto na moto criando volume e prejudicando sua aerodinâmica, como no caso de um acidente, com o deslocamento das proteções.
7 – Luvas – Se sua luva de couro umedeceu (pela transpiração da mão ou chuva por exemplo) e secou próximo a uma fonte de calor, ela pode estar enrijecida. Nesse caso, além do comprometimento da resistência do material, seu uso pode lhe causar fadiga prematura ao acionar os comandos da moto.
8 – Botas – Seus raspadores estão em dia? O fechamento está ok? Não está apertada ou folgada demais? Lembre-se que você vai retirar a luva algumas vezes ao longo da viagem, mas muito provavelmente você só vai tirar a bota no seu destino final.
9 – E a garupa? – Não se esqueça dela (ou dele, para as pilotos). Se você estiver com tudo em dia, lembre-se que ela ou ele também precisa estar em dia, afinal de contas, o asfalto não é macio nem liso só por que não está pilotando a moto.
Agora sim, chagamos a garagem e vamos para a moto, e para criar uma sequência, começaremos pelos itens de maior desgaste:
10 – Combustível – Parece brincadeira, mas não é uma sensação muito boa ficar sem combustível onde quer que seja. Agora imagine numa estrada sem apoio? Quando foi a última vez que saiu de moto? Agora que você já checou seu caminho, então cheque se com o que restou no tanque da última viagem você chega ao primeiro posto de abastecimento e se ao longo do trajeto escolhido, os deslocamentos entre as paradas estão de acordo com o consumo da sua moto.
11 – Os pneus – Nada melhor que ter o contato desejado com o solo. Cheque o desgaste, possíveis deformações, validade, calibragem. Cheque tudo! O pneu que está na moto vai lhe atender?
12 – Transmissão – Veja que todo o conjunto não ultrapassou o limite máximo de desgaste indicados pelo fabricante. Corrente, coroa, pinhão, correia em dia? Se houver folga excessiva que possa ser regulada, ajuste. Verifique o nível e validade do óleo do cardã se for o caso.
13 – Óleo do motor - Nunca deixe faltar. Se preciso troque conforme indicação do fabricante. O motor é composto de inúmeras peças móveis que se não estiverem adequadamente lubrificadas podem gerar desgaste prematuro, superaquecimento, perda de potência, etc. Acredite, esse custo de manutenção é muito inferior a um reparo que tenha que ser feito no motor.
14 – Freios – Porque parar é preciso. Por que se parar for impreciso, tudo o que vimos antes pode vir por água abaixo. Cheque todos os itens, desde a regulagem do manete/pedal, passando pelo fluído (nível e validade), mangueiras, pinças, pastilhas e disco. Uma dica importante: se você mandou lavar a moto e ainda não andou nela, verifique se não foi aplicado nenhum produto nas rodas/pneus que possam ter atingido pastilhas e disco. A pastilha de freio é porosa e pode absorver esses produtos, comprometendo em muito seu desempenho.
15 – Suspenção - Se muitas vezes negligenciamos o fluído de freio, imagine o fluído da suspensão? Quando foi que trocou o fluído da suspensão da sua moto? Este item também sofre desgaste e tem prazo de validade. Se mais ou menos cliques na regulagem do amortecedor não estão surtindo efeito, deve estar na hora de substituir o fluído da suspensão.
16 – Luzes - Para ver e ser visto. Cheque todas, inclusive as indicadoras do painel.
17 - Funcionamento geral – Hora de ligar a moto e se tudo estiver de acordo, é hora de subir na moto.
18 – Primeiros quilômetros – Chega o momento tanto aguardado, finalmente você está pilotando e a palavra de ordem é: CAUTELA. Lembre-se que tudo está frio! Você e sua moto ainda não estão preparados. Sua mente e seu corpo ainda não estão 100% na moto. Pneus, discos de freio, fluídos da moto ainda não estão preparados. Redobre sua atenção! Grande parte dos acidentes ocorre num raio pequeno de nosso ponto de partida. Dê tempo ao tempo e aproveite a viagem!
Serviço
Star Racer
www.staracer.com.br
Tel: (12) 3654-3600
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