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Moto-Dicas

Saiba como um pneu de moto pode rodar mais de 20.000 km

05 de December de 2017

A Metzeler apresentou nesta semana o novo pneu Roadtec Street , cuja principal novidade é a promessa de maior rendimento quilométrico, ou seja, o sonho de todo motociclista: um pneu eficiente e durável . “O rendimento quilométrico é o atributo mais desejado pelos pilotos de motos de baixa cilindrada”, afirmou Maximiliano Reginato , gerente de Vendas e Reposição da Metzeler na América Latina. O executivo lembra que os motofretistas costumam trocar os pneus de suas motos após quatro ou cinco meses de uso , em função de rodarem grandes distâncias todos os dias.

Destinado às motos de baixa cilindrada, o novo pneu da marca, que pertence à Pirelli, estará disponível em 15 medidas diferentes , com ou sem câmara. Após seis meses de testes , percorrendo mais de 150.000 km com motos Honda CG em diversos tipos de pisos e trajetos, a Metzeler afirma que o novo Roadtec Street pode rodar mais de 20.000 km antes de ser substituído. Mas isso é possível?

O executivo da Metzler garante que sim , mas lembra que para chegar a tal quilometragem com o mesmo pneu é necessário respeitar as recomendações do fabricante da moto e praticar uma pilotagem racional. Exageros na aceleração e frenagem, calibragem irregular e outros vícios comprometem a durabilidade do pneu . 

Veja algumas dicas para aumentar a durabilidade do pneu da sua moto:

- Na pressão
O fator primordial para a durabilidade dos pneus é a calibragem correta. Rodar com a pressão abaixo do recomendado aumenta o desgaste, diminui a eficiência – principalmente em curvas - e compromete a segurança, podendo até causar quedas. 

- De olho na balança
Respeitar as limitações do fabricante em relação ao peso transportado pela moto (piloto + garupa + bagagem) também influencia na durabilidade do pneu. Lembre-se: sempre que for transportar garupa e carga é necessário calibrar o pneu com a pressão recomendada. 

- Acelera e freia 
Cada vez que o piloto acelera transfere a força do motor para o pneu traseiro. Quanto mais brusca for essa transferência, maior será o desgaste da banda de rodagem do pneu. A mesma situação ocorre ao frear ou reduzir a marcha da moto: toda vez que se aumenta o atrito com o solo a borracha é consumida. Portanto, pilotar de forma progressiva vai ajudar o seu pneu a durar mais. Nada de acelerar com tudo e derrapar a roda traseira na hora de frear. Suavidade é a palavra chave nesse caso. 

- Mas que calor!
Quanto maior a temperatura do asfalto maior será o desgaste do pneu. A temperatura amolece a borracha que é consumida pelo asfalto com maior facilidade. Por isso, em regiões mais quentes o motociclista tem que tomar mais cuidado com a calibragem e o estilo de pilotagem para economizar os pneus da moto. 

- Asfalto ou lixa?
Muitas vezes a durabilidade do mesmo pneu pode variar por conta do tipo de asfalto percorrido. Asfaltos mais “lisos” consomem menos o pneu, enquanto pisos mais rugosos – com pedras salientes – aceleram o desgaste. “O asfalto funciona como uma lixa” afirma Samuel Barbosa, gerente de engenharia da Pirelli.

Fotos: INFOMOTO e Divulgação

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