Rotas seguras

Antes de pôr o 'pé na estrada', veja as condições das estradas e o ranking das melhores rodovias.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

O verão chegou! É a hora das tão sonhadas férias. Colocar a moto na estrada e rodar com segurança. Mas antes de qualquer coisa é imprescindível uma revisão preventiva em sua motocicleta, além de usar equipamentos de segurança adequados.

Outra dica importante é definir rotas e destinos tendo como referência as condições das estradas. Assim sua viagem de férias será mais tranqüila.

Para checar o estado de conservação das rodovias há dois caminhos. Primeiro: consultar o site do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), órgão do Ministério dos Transportes. A segunda opção é conferir a Pesquisa Rodoviária elaborada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em ambos os casos é possível mapear as reais condições das rodovias.

No portal do DNIT (www.dnit.gov.br), é possível verificar as condições das estradas e calcular a distância entre duas cidades. No site, o motociclista pode baixar mapas rodoviários, além de obter dicas de primeiros socorros.

Já a Pesquisa Rodoviária da CNT (www.cnt.org.br) avaliou 87.592 km de rodovias em todo país. Esta extensão abrange toda a malha rodoviária federal pavimentada e também os principais trechos sob gestão estadual e sob concessão.

Foram analisados o estado geral de conservação, levando em consideração as condições do pavimento, sinalização e geometria da via. Também foi realizado um levantamento das infra-estruturas de apoio como, por exemplo, a presença de borracharias, praças de pedágio, balanças, postos da Polícia Rodoviária.

Dos 87.592 km percorridos pelas equipes da CNT em 2007, 26,1% (22.893 km) foram avaliadas positivamente. Já 73,9% (64.699 km) apresentaram algum tipo de deficiência. Ou seja, da malha nacional 10,5% (9.211 km) obtiveram classificação ótimo; 15,6% (13.682 km) bom; 40,8% (35.710 km) regular; 22,1% (19.397 km) ruim e 11,0% (9.592 km) péssimo. 

Confira os melhores trechos rodoviários do país:

Posição / Ligações / Rodovias / Trechos

1º / Limeira (SP) - São José do Rio Preto (SP) / SP-310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR-050
2º / Barretos (SP) - Bueno de Andrade (SP) / SP-326/BR-364
3º / Bauru (SP) - Itirapina (SP) / SP-225/BR-369
4º / São Paulo (SP) - Itaí (SP) - Espírito Sto. do Turvo (SP) / SP-255, SP-280/BR-374
5º / Engenheiro Miller (SP) - Jupiá (SP) / SP-209, SP-300, SP-300/BR-154, SP-300/BR-262
6º / São Paulo (SP) - Limeira (SP) / SP-310/BR-364, SP-348
7º / Rio Claro (SP) - Itapetininga (SP) / SP-127, SP-127/BR-373
8º / São Paulo (SP) - Uberaba (MG) / BR-050, SP-330/BR-050
9º / Campinas (SP) - Jacareí (SP) / SP-065, SP-340
10º / Sorocaba (SP) - Cascata (SP) - Mococa (SP) / SP-075, SP-340, SP-342, SP-344

Cuidados básicos

Para viajar com maior segurança, a moto deve estar revisada e com os pneus calibrados. Além disso, seja visto. Nunca trafegue pelo corredor. Cuidado com os “pontos cegos” de carros e caminhões.

Fique atento ao ultrapassar grandes carretas. O deslocamento de ar gerado em altas velocidades pode desestabilizar a moto. Na estrada a motocicleta deve ocupar o espaço do carro.

Viaje com o farol sempre aceso e nunca pare no acostamento. Pare em um posto de gasolina, nos praças de atendimento das concessionárias ou nos postos das polícias rodoviária Federal ou Estadual.

Não viaje à noite. Prefira sair bem cedo. Ao amanhecer o corpo está descansado e os reflexos apurados. Assim a viagem renderá mais. Não almoço, procure ingerir alimentos. Não se esqueça de se hidratar. Além disso, use equipamentos de proteção: luvas, jaqueta, calça, botas e capacete fechado. Pense no seu conforto, mas também em sua segurança.

Lembre-se, o motociclista é mais vulnerável. O piloto não tem uma carroçaria a sua volta para lhe proteger. Por isso encare a compra de equipamentos como um investimento (em segurança) e não como um gasto.

Para Antonio Baccaro Jr., inspetor da Polícia Rodoviária Federal, o motociclista deve rodar na estrada com segurança e responsabilidade, observando os limites de quilometragem. “Em uma viagem em grupo, aumente a distância da moto que está em sua frente. Em caso de chuva, reduza a velocidade”, explica o policial rodoviário.

Fotos: Agência Infomoto.


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br