Qual é a proteção ideal para motociclistas nos dias frios?

O inverno chegou trazendo as baixas temperaturas. Para uma pilotagem segura é preciso utilizar roupas e acessórios que garantam segurança e conforto térmico

Por Thiago Dantas

Quem usa a motocicleta todo dia ou acorda cedinho para aproveitar uma viagem no final de semana, sabe que encarar o vento e o clima frio do inverno durante o trajeto, pode tornar a pilotagem uma experiência desagradavel. 

 

Pilotar a motocicleta em dias frios sem as roupas adequadas, pode fazer o corpo diminuir as habilidades motoras e reflexos, colocando em risco a vida do motociclista.  Como as motocicletas não possuem barreiras físicas para ajudar na proteção contra o frio, como os carros, o motociclita precisa utilizar roupas e acessórios adequados para que se mantenha aquecido e protegido do vento e da chuva. 

 

Quer comprar uma motocicleta? Confira os anúncios do MOTO.com.br!

 

 “No Brasil, mesmo na região sul, não enfrentamos invernos tão intensos e severos como na Europa, por exemplo, portanto conseguimos unir as tecnologias de proteção, aquecimento e corta vento em uma única peça, sem que o piloto precise usar várias roupas e acabe perdendo a mobilidade”, diz Renier Holtz, Líder de Criação e Desenvolvimento de Produtos da Laquila empresa líder do mercado de motopeças na América Latina e responsável pelas marcas HJC Brasil e TEXX, focadas em roupas, acessórios e capacetes.

 

O ideal é utilizar vestimentas que protegem contra quedas, mas que também ofereçam camada de isolamento térmico. Por isso, o motociclista  deve utilizar um combo para pilotar no frio com conforto e segurança, composto por:  jaqueta e calça com bloqueio para vento, frio e chuva, luvas e botas alongadas e a prova de água. 

 

Mas posso utilizar roupas de frios comuns? É bom evitar, pois, apesar das roupas normais nos deixarem aquecidos, elas não garantem nenhuma proteção em caso de queda do acidente. 

 


Divulgação: TEXX

 

É de extrema importância garantir a proteção contra o frio nas extremidades dos corpos que perdem a temperatura mais rapidamente, como nas mãos e pés, pois são primordiais no controle da motocicleta. Por isso, prefira luvas e botas alongadas e impermeáveis com sistema antiderrapante e proteção para uma pilotagem segura durante temperaturas baixas.  

 

Não se esqueça do capacete e de preferência por modelos fechados, utilize balaclava para proteger o pescoço do vento gelado e bom passeio! Assistir o nascer do sol na estrada em um dia frio é maravilhoso, vale todo o sacrifício de sair debaixo das cobertas. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br