Quais são os diferentes tipos de capacetes para motos?

Guia completo com todos os tipos de capacetes, os capacetes que são permitidos por lei e muito mais!

Por Thiago Dantas

O capacete é um item essencial para a segurança de quem utiliza motocicletas, sendo também de uso obrigatório no Brasil. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto o piloto quanto o passageiro são obrigados a usá-lo. 

 


Capacete articulado NoRisk - Foto: Reprodução

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância do equipamento, afirmando que ele reduz em até 74% o risco de lesões na cabeça e até seis vezes o risco de morte no trânsito.

Para trafegar por ruas, avenidas ou rodovias, todo motociclista deve usar capacete. A obrigatoriedade abrange desde os ciclomotores, scooters, e até todos os tipos de motocicletas. A não utilização é considerada infração gravíssima pelo artigo 244 do CTB, com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir.


Capacete aberto Givi - Foto: Reprodução

 

Principais tipos de capacetes para motociclistas

O mercado oferece diferentes modelos de capacetes para atender às necessidades de conforto e segurança. Confira os principais:


Capacete Off-road HJC - Foto: Reprodução

 

  • Capacete Aberto: Leve e confortável, oferece boa ventilação, mas não protege a face e mandíbula em caso de queda, pois não possui queixeira. É bastante usado em ambientes urbanos, onde a velocidade tende a ser menor. Confira os principais modelos, clique aqui. 
  • Capacete Fechado (Integral): Também chamado de capacete integral, oferece cobertura total da cabeça, incluindo a área do queixo, proporcionando maior segurança em eventuais quedas. Clique aqui para conhecer os modelos mais vendidos. 
  • Capacete Articulado (Escamoteável ou Modular): Apresenta um sistema que permite levantar a parte frontal, deixando o rosto descoberto quando necessário. Esse tipo é popular entre motociclistas que buscam um meio-termo entre os modelos abertos e fechados. Conheça mais detalhes, clique aqui. 
  • Capacete Off-Road: Ideal para trilhas e esportes fora de estrada, é derivado do modelo fechado, mas possui entradas de ar maiores, pala para proteger do sol e exige o uso de óculos específicos, pois não vem com viseira. Neste caso, é necessário o uso de óculos para proteção. Clicando aqui, você confere os principais modelos. 
  • Capacete Vintage: Inspirado em modelos antigos, pode ser encontrado nas versões aberto ou fechado e, geralmente, possui viseira tipo bolha, adicionando um toque estético clássico.  Os modelos mais clássicos, você encontra aqui. 

 

Quais capacetes são permitidos por lei?

No Brasil, os capacetes abertos, articulados e fechados são permitidos para motociclistas. Todos devem possuir o selo de certificação de um órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que garante que o equipamento atenda aos requisitos de segurança. 

Além disso, o capacete deve conter adesivos refletivos nas laterais e na parte traseira, que são obrigatórios e não devem ser removidos.

 


Capacete fechado Texx -  Foto: Reprodução

 

Regras para o uso de viseiras e óculos de proteção

Para rodar nas vias públicas, é necessário que o capacete tenha uma viseira. Em caso de ausência de viseira, o uso de óculos de proteção específicos para motociclistas é obrigatório, como os óculos de motocross, que permitem o uso conjunto de óculos corretivos ou de sol.

A legislação exige que viseiras e óculos ofereçam total proteção aos olhos enquanto a motocicleta está em movimento. Ao parar em um semáforo, é permitido levantar a viseira, mas ela deve ser fechada antes de seguir viagem. 

 


Capacete fechado HJC - Foto: Reprodução

 

Durante o dia, são permitidas viseiras ou óculos escurecidos, mas, à noite, é obrigatório o uso de viseira ou óculos cristal. Por isso, comprar capacetes com viseira solar retrátil são uma opção prática, já que permitem alternar a proteção conforme a luminosidade.

Conduzir motocicleta sem viseira ou óculos de proteção, ou com esses itens em desacordo com as normas do Contran, configura infração média, com multa de R$ 130,16 e cinco pontos na carteira de habilitação.

 

 

Onde comprar capacetes baratos para motos? 

Se você busca um capacete que una segurança e estilo, o Moto.com.br recomenda aproveitar as promoções de Black November da Grid Motors. 

A loja oferece uma ampla variedade de capacetes e acessórios das melhores marcas, como LS2, Norisk, HJCShark, KYT, Shoei, GIVI, Texx, entre outras. 

Você pode pesquisar por faixa de preço:

Encontre o modelo ideal para suas necessidades e pilote com mais segurança e tranquilidade.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br