Prepare o casaco e suba a Serra
São Joaquim (SC), considerada a cidade mais fria do Brasil, está a 1.360m de altitude.
Por Adilson
Por Adilson
Adilson Junior
Situada a 1.360m de altitude, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil, sendo famosa pela neve que cai a cada inverno. Além do cenário tipicamente europeu, o município é um misto de cultura, diversidade étnica, tradição e natureza, com um leve aroma de maçã solto no ar...
A cidade foi fundada em 1887, por colonizadores alemães e italianos, e hoje com cerca de 24 mil habitantes São Joaquim é uma das regiões mais charmosas do país.
O cenário do município difere bastante do retrato do país tropical. A Serra Geral, no Planalto das Araucárias, se parece mais com o inverno europeu.
Localizada na serra catarinense a 276km de distância da capital Florianópolis, São Joaquim é perfeito para quem quer desfrutar do sossego das montanhas.
Um dos destaques é o Parque Nacional de São Joaquim, a beleza da Serra do Rio do Rastro, os campos e as araucárias, que se sobressaem entre cachoeiras, vales e rios com corredeiras.
Opções de lazer não faltam. É obrigatória uma parada no Mirante antes de entrar na zona urbana da cidade, de onde se avista grande parte da região, destacando-se os campos divididos por taipas (muros de pedras). Nos dias claros é possível ver o mar, a mais de 100km de distância e 1.400m abaixo.
Na cidade, não deixe de conhecer a Igreja Matriz, construída entre 1918 e 1935, toda em pedra basáltica retirada dos morros próximos e trazida em carros de boi.
Com boa Infra-estrutura turística, lugar para hospedagem não falta. Uma das opções está nas fazendas para turismo rural, mas na cidade também há bons hotéis, com calefação ou lareira, adaptados para o frio rigoroso do inverno.
Uma das grandes atrações é a Festa Nacional da Maçã, que acontece anualmente na cidade. A Festa surgiu diante da necessidade de fomentar a comercialização da maçã e como evento de divulgação de nosso município, fazendo assim um marketing para os meses de inverno.
Além disso, a gastronomia com comidas saborosas à base de ingredientes da região e os grandes atrativos da festa como os Shows Nacionais e regionais além do clima europeu esperam pelos visitantes de todo o Brasil.
Para chegar ao município catarinense, o acesso rodoviário pela SC-438, mais conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro, é uma ótima opção para se fazer de moto, pois a serra é sem dúvida um dos grandes destaques da viagem, com vistas fenomenais. A rodovia liga a BR-101 (na altura de Tubarão, distante 136km) à BR-116 (na altura de Lages, distante 81km).
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário