Paraíso alagoano

Pequena Maragogi é extensa em adjetivos com suas praias e paisagens exuberantes.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

O nordeste brasileiro possui uma infinidade de regiões belíssimas para serem visitadas e vislumbradas. Mas como tínhamos que selecionar apenas uma para a dica de viagem de setembro, optamos por algo que motivasse os mototuristas a cair na estrada e que pudesse arrancar um suspiro de “valeu à pena” pela aventura sobre duas rodas. Vamos então para Maragogi!

Esta pequena cidade do Estado de Alagoas, batizada com o nome de um rio local, encontra-se bem no meio da Costa dos Corais, trecho do litoral nordestino entre Maceió e Recife. Por lá, situam-se verdadeiras praias paradisíacas e piscinas naturais, as chamadas Galés.

O difícil neste lugar é não ficar impressionado com a paisagem. Nas águas de ondas calmas e cristalinas, os cardumes de peixes coloridos se encarregam de divertir os banhistas, vindos não apenas do Brasil, mas também do exterior.

De moto, o ideal é percorrer com muita tranqüilidade os cerca de 22 quilômetros de litoral do município, fazendo paradas constantes para desfrutar a paisagem e, claro, curtir o mar e as delícias da gastronomia, especializada em frutos do mar e nas famosas bolachas de Maragogi.

Além das riquezas marítimas, a cidade alagoana atrai os turistas por sua história, afinal foi cenário da Guerra dos Cabanos, entre 1832 e 1850, que teve como objetivo reconduzir o Imperador D. Pedro I ao trono do Brasil. As Ruínas do Convento dos Beneditinos são umas das mais visitadas.

Inicialmente, Maragogi era um povoado chamado Gamela. Em 1887, foi elevado à categoria de Vila e passou a chamar Isabel, em homenagem à princesa que aboliu a escravidão no país. Mais tarde, em 1892, recebeu o nome de Maragogi por causa do rio que banha o local. O nome, segundo historiadores, provém de Marahub-gy ou rio das Maraubas.

O acesso a Maragogi para o motociclista que sai da capital alagoana de Maceió é feito pela AL 101 Norte. Já para quem vem de Recife (PE), as opções são a BR 101 e PE 060. Quem parte do Norte ou Oeste brasileiros, tem a opção da BR 101 até Novo Lino (AL), seguindo até o destino final.

De São Paulo, a moto-aventura totaliza aproximadamente 2584 km e a passagem por, no mínimo, cinco Estados até a chegada ao destino final. Uma longa, porém compensadora jornada rumo a um dos paraísos brasileiros.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br