Óculos ou lentes de contato? Como pilotar e enxergar com conforto

A vida do piloto que precisa de lentes corretivas para guiar uma moto exige mais cuidado e escolher o equipamento ideal é fundamental

Por Gabriel Carvalho

Miopia, astigmatismo, hipermetrofia. Independentemente de qual problema visual esteja presente na vida do leitor, isso provavelmente exige o uso de lentes corretivas. Para quem pilota motos, é um elemento que requer cuidados, especialmente ao adquirir um capacete.

Nem todos os casos clínicos permitem o uso de lentes de contato, o que leva o piloto a utilizar óculos caso a habilitação indique o uso obrigatório de lentes corretivas.

Mas todos os capacetes permitem a utilização de qualquer tipo de armação? A resposta é: não. Entretanto, há uma grande variedade de cascos no mercado que já saem de fábrica preparados para receber as armações – abertos, fechados e até os indicados para a pista.

Dos modelos testados pela reportagem, foi possível verificar que cada fabricante destaca de uma forma o sistema de compatibilidade com óculos. A Shark, por exemplo, utiliza a nomenclatura Easy Fit para dizer quais capacetes podem receber óculos - praticamente toda a linha nova da marca. A AGV coloca um selo na lateral interna com os dizeres Glasses Fit, enquanto os modelos da LS2 possuem selos que pode ser vistos quando se olha o casco de frente, com a figura de um óculos e a palavra Glasses escrita.

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Aliás, um breve parêntese: Noboru Ueda, piloto que chegou ao Mundial de Motovelocidade nas 125cc, utilizava óculos para correr. O japonês foi vice-campeão na classe em duas oportunidades – 1994 e 1997, perdendo o título na última para ninguém menos do que Valentino Rossi, que alcançava então o primeiro de nove campeonatos mundiais.

Feito o parêntese, hora de voltar para o assunto desta reportagem e falar sobre as lentes de contato. Quem usa lentes pode enfrentar o ressecamento devido ao fluxo de ar que vem por baixo do queixo.

Para minimizar a passagem de ar por essa região, parte dos capacetes possui a bavete, parte de tecido que bloqueia o ar que entraria pelo queixo, reduzindo o nível de ruído e o ressecamento.

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Como ressaltado no início desta matéria, é fundamental procurar um oftalmologista antes de tomar qualquer decisão. E o que dizem os especialistas?

A reportagem do MOTO.com.br  conversou com a Dra. Lindalva Carvalho de Morais, oftalmologista responsável pelos setores de Refração, Lentes de Contato e Visão Subnormal no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, um dos centros de referência quando o assunto é visão, e obteve esclarecimentos quanto aos questionamentos desta matéria.

Confira:

MOTO.com.br: Motociclistas que precisam corrigir a visão com lentes sempre tem um incômodo a ser resolvido. Qual a melhor opção do ponto de vista clínico: lentes de contato ou óculos?

Dra. Lindalva Carvalho de Morais: Óculos ou lentes de contato são boas opções, mas dependem sempre da melhor indicação para o usuário.

Lentes de contato ampliam o campo de visão e permitem melhor visão periférica, principalmente para pessoas que possuem altos graus, porém, o uso e adaptação das lentes de contato devem orientados pelo oftalmologista.

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MOTO.com.br: Algumas pessoas não conseguem utilizar lentes. No entanto, o capacete atrapalha o uso de óculos, seja pela falta de espaço ou questões referentes a reflexos ou embaçamento das lentes. Quais as recomendações para contornar estes transtornos?

Dra. Lindalva Carvalho de Morais: Os óculos devem ser anatômicos e ficar firmemente posicionados sem deixar marcas de pressão; observar os pontos de apoio no nariz e nas orelhas. Aros e hastes metálicas não são indicados, pois podem causar ferimentos em caso de acidentes. Verificar se as hastes são compatíveis com o capacete – para isso, é importante testar os óculos tendo o capacete em mãos. Faça movimentos com a cabeça para avaliar se os óculos permanecem no lugar. Existem modelos de óculos específicos para motociclismo, com almofadas em material flexível para maior proteção e conforto.

As lentes de plástico ou orgânicas são ideais por sua leveza e resistência a rachaduras. Podem receber tratamento anti-reflexo, anti-embaçamento, proteção contra os raios ultra-violeta; podem também receber filtro polarizado que filtra a luz dispersa e os reflexos de superfícies brilhantes, possibilitando mais proteção sob luz solar ofuscante, estrada molhada após chuva, e, aumentam a percepção de cores e contrastes.

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MOTO.com.br: Muita gente que usa óculos deixa a viseira do capacete aberta, alegando que os óculos protegem contra o vento. Esta atitude oferece riscos à visão?

Dra. Lindalva Carvalho de Morais: Sim, pois apenas os óculos não oferecem a proteção total, uma vez que partículas ou insetos podem atingir os olhos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, constitui infração gravíssima pilotar motocicleta sem óculos de proteção e com a viseira aberta. Entende-se óculos de proteção, aquele que permite ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol.

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MOTO.com.br: Qual a recomendação médica para motociclistas que precisam corrigir a visão?

Dra. Lindalva Carvalho de Morais: O ideal é que o motociclista converse com seu oftalmologista sobre as suas necessidades e melhores opções, que podem ser o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias refrativas - para eliminar a necessidade de correção óptica. O importante é que o motociclista tenha boa visão e segurança.

Por Gabriel Carvalho/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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