Novembro Azul: como enfrentar o câncer de próstata
Cuidados simples podem permitir o diagnóstico precoce da doença e aumentar significativamente a chance de cura
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O Câncer de Próstata é um assunto delicado para grande parte dos homens que chegam aos quarenta anos. O exame de toque retal deixa os homens bastante preocupados. Mesmo com tantos medos e incertezas, é extremamente necessário falarmos sobre o assunto e incentivarmos nossos pais, filhos, amigos e parentes a se cuidarem.
Um dos meios que o mundo das duas rodas encontrou para incentivar os homens a cuidar da própria saúde foi a criação do Distinguished Gentleman’s Ride, que completou dez anos em 2020.
O evento, apoiado anualmente pelo MOTO.com.br, tem como objetivo arrecadar fundos para pesquisas sobre o câncer de próstata e para apoiar a saúde mental dos homens.
No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde).
Em São Paulo, foram 13.650 casos estimados em 2020 (INCA). Os números são importantes e reforçam a necessidade de cuidados com a saúde masculina.
A partir dos 45 anos de idade, é recomendado que seja realizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), o qual serve de rastreio para o câncer prostático. Esse é um exame coletado no sangue que, em caso de alterações, o médico urologista indicará exames adicionais.
O câncer de próstata inicia-se na área periférica da próstata, o que explica sua característica de não causar sintomas iniciais.
Em fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais. Também pode acometer órgãos a distância como linfonodos, vísceras e esqueleto.
“Devido a falta de informação e o preconceito sobre o assunto, muitos homens deixam de ter oportunidade de assistência médica e tratamento precoce para a doença. Hoje, com o avanço tecnológico, conseguimos oferecer melhores resultados dos tratamentos junto a redução dos efeitos colaterais dos mesmos (disfunção erétil e incontinência urinária).” afirma o Dr. Túlio Agresta, urologista da clínica Urusallus Excelência em Urologia.
O câncer de próstata e principalmente assintomáticos. Quando ha sintomas pode haver queixas de:
- Micção frequente
- Fluxo urinário fraco ou interrompido
- Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria)
- Sangue na urina ou no sêmen
- Disfunção erétil
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés
Sim, o câncer de próstata tem cura, mas isso depende do estágio em que a doença for diagnosticada. Quando o tumor é detectado em fase inicial, antes de apresentar sintomas, o tratamento oferece mais de 95% de chances de cura. Por isso, é importantíssimo se consultar com um médico urologista periodicamente.
“Com o advento do Novembro Azul, onde estimulamos nossos companheiros a se cuidarem, é importante ressaltar a importância da realização do PSA e após os cinquenta anos, o exame de toque retal, que é indolor e rápido. Um simples toque pode salvar vidas! Deixe o preconceito de lado e previna-se do câncer de próstata. “, conclui Dr. Agresta.
Até o final do mês, todos os leitores do moto.com.br, terão desconto especial para consultarem-se com o Dr. Túlio Agresta, em sua clínica na Vila Mariana (Urusallus Excelência em Urologia).
O Câncer tem cura! Consulte-se! Cuide-se!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário