Motocicletas com placas final 4 devem ser licenciadas em julho

Documento que permite a circulação do veículo é exigido em todo território nacional e é 100% digital

Por Thiago Dantas

Chegou o mês de julho, e com ele, todas motocicletas com placas terminadas em 4 devem realizar o licenciamento anual obrigatório.  Os proprietários têm até o dia 31 para regularizar a situação. No Estado de São Paulo, o procedimento é feito de forma totalmente eletrônica.

Quer parcelar o licenciamento? Confira o novo serviço do MOTO.com.br, clique aqui!

Vale reforçar que a falta de licenciamento é uma infração gravíssima e acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que em 2021 não há cobrança de taxa do seguro DPVAT.

 

Por ser totalmente digital, o motorista não precisa ir mais a uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Ele pode realizar através do portal do Detran.SP.

 

Como Licenciar:

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo – IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

 

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

 

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel sulfite comum (A4-branca).

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br