MÉTODOS FÁCEIS DE CONSERVAÇÃO

Mecânico de renome orienta usuários na manutenção da moto.

Por Fredy


Podem até parecer muito lógicas, mas as maneiras mais simples de se conservar uma moto nem sempre são seguidas por aqueles que se aventuram pelo mundo das duas rodas. Independente do porte e do estilo da motoca, algumas regras básicas se mostram eficientes para fazer com que o equipamento tenha uma vida útil maior.
Quem dá a orientação de como preservar a motocicleta é uma pessoa bastante familiarizada com o assunto: Miguel Panadés, mecânico e ex-piloto de motovelocidade. “A primeira dica é jamais se esquecer das revisões periódicas, normalmente realizadas a cada dez mil quilômetros percorridos”, conta o pai de Leandro Panadés, piloto que disputa o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, categoria Supersport.

“Quem anda e conhece bem uma moto, sabe que as revisões já garantem a segurança para manter a durabilidade da máquina. Mas claro que outros comprometimentos são fundamentais, como com a troca do óleo, a cada dois mil quilômetros”, ressalta.
“Manter a corrente bem lubrificada, para evitar o desgaste excessivo da mesma, também se faz necessário, assim como a constante calibragem dos pneus, a fim de que eles perdurem por mais tempo”, lembra o mecânico.

Fazer verificações regulares no sistema de freios, pastilhas, vela, parte elétrica, sulcos dos pneus, ruídos do motor, cabos de aço, enfim, no conjunto em geral, são a melhor forma de se criar uma maior identidade com a moto e deixá-la em ideais condições de uso por mais tempo. “Especialmente para quem depende da moto no dia-a-dia”, destaca Panadés.

Outro item a ser ressaltado é em relação à gasolina. “Sempre tenha cuidado com o combustível usado. Hoje em dia, por conta do percentual de álcool adicionado à gasolina, é muito comum o surgimento de ‘probleminhas’; um deles, a carbonização das válvulas. Se isso acontece, não tem jeito: terá de ser feita uma limpeza no sistema”, adverte.

E para aqueles que costumam andar pouco de moto? “Ligar a motoca durante a semana é fundamental, mas não suficiente. Deixe a preguiça de lado, dê uma voltinha na rua ou no quarteirão para evitar certos contratempos, como o entupimento do carburador. É uma prática que não vai lhe trazer problemas, somente ganhos”, sugere quem entende da conversa.

O estilo de pilotagem também interfere na conservação do equipamento. “Uma pessoa que força a moto, freia seco, muito em cima, abusa nas fritadas de pneu, nas manobras, só vai acelerar o processo de desgaste do conjunto. Se não guiar com moderação e segurança, de nada adianta seguir os passos que já discutimos”, finaliza Panadés.

Profissional da área de mecânica e aficionado pelas duas rodas, Miguel comanda a Panadés Racing Team, estabelecimento que é muito mais do que uma oficina de motos. O local tem fama de ser um ponto de encontro dos motociclistas e atua não apenas na manutenção, mas também no preparo dos equipamentos para competições. Até mesmo o brasileiro Alexandre Barros já passou por lá.
Alguma ressalva, então, para não seguir os toques dados por Panadés?


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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