Mais segurança para motos nos cruzamentos
Tecnologia BMW evita que motoristas cruzem na frente de motocicletas no sentido contrário
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Arthur Caldeira
Quem pilota motocicleta na cidade já passou por essa situação. Circulando por uma via de mão dupla, um automóvel no sentido contrário cruza a sua frente forçando uma frenagem de emergência. A primeira reação do motorista é pedir desculpas e afirmar: “não vi você vindo!”.
Para evitar esse tipo de situação, a BMW acabou de anunciar uma nova tecnologia de comunicação entre veículos. Chamada de “Turn-Left Assistant”, ou “Assistente para virar à esquerda” em uma tradução literal, a tecnologia está sendo testada em um automóvel BMW Série 5 e em uma motocicleta R 1200 GS.
A tecnologia entre em ação assim que os sensores detectam a intenção do motorista em realizar uma conversão à esquerda. Primeiramente o sistema de navegação identifica a posição do carro próximo a cruzamentos, uma câmera na frente do automóvel identifica a faixa de conversão e ativa o sistema.
Com isso scanners de laser mapeiam a área a frente até uma distância de 100 metros, identificando outros carros, caminhões e até mesmo motocicletas. Caso detecte veículos no sentido contrário e o motorista insista em virar à esquerda, o sistema aciona os freios parando o carro, desde que a velocidade seja de até 10 km/h.
Ao mesmo tempo um alarme sonoro e luminoso piscará no painel explicitando o motivo da intervenção. Segundo a marca, a intervenção deliberada e sem nenhum aviso prévio se faz necessária, pois uma resposta rápida é fundamental para evitar acidentes.
Comunicação carro - moto
Porém com o sistema de comunicação entre o carro e outros veículos, tanto outros carros como motocicletas, amplia ainda mais a funcionalidade da nova tecnologia, ainda em fase de testes. Pois além dos scanners a laser e a câmera, há uma unidade de comunicação wireless (sem fio) que aumenta a função de reconhecimento de outros veículos para 250 metros e ainda detecta a presença de outros veículos com a mesma tecnologia.
Por exemplo, imagine a situação descrita no primeiro parágrafo, porém com um carro e uma moto, ambos equipados com a nova tecnologia. O carro com a tecnologia “Left-Turn Assistant” identificaria a intenção do motorista em virar à esquerda. “O carro e a moto trocam informações por meio da interface de comunicação carro-moto e assim que a motocicleta se aproximasse.
Informações como tipo de veículo, posição, velocidade e até mesmo se as luzes de direção estão ativadas”, explica Udo Rietschel, engenheiro da BMW. Com base nesses dados, o sistema calcula a trajetória dos dois veículos e prevê se uma colisão poderá acontecer.
Se a situação for crítica, a motocicleta aciona o farol alto e dois LEDs posicionados nos espelhos retrovisores começam a piscar para alertar o motorista do automóvel e tornar a moto mais visível. Na iminência de um acidente, até mesmo a buzina da moto toca sozinha.
Se o desatento motorista insistir em fazer a conversão, o “Lef-Trun Assistant” irá frear o automóvel, uma vez que a preferência nesse caso é de quem segue sua trajetória. O condutor do carro é informado pelo painel o motivo da parada. E mais um acidente pode ser evitado.
Embora possa evitar muitos acidentes, a nova tecnologia está ainda em fase de testes. A primeira aparição pública e em situações reais aconteceu em 17 e 18 de maio durante a Intersafe 2 – Improved Safety at Intersections (algo como segurança aprimorada em cruzamentos), um consórcio de diversos fabricantes de veículos e institutos de pesquisas europeus para realizar estudos que possam evitar acidentes em cruzamentos, segundo a União Européia o local onde mais acontecem acidentes de trânsito.
Fotos: Divulgação
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