Luva: equipamento de segurança e proteção

Ao passar um aperto em meio a uma chuva de granizo, senti a falta que ela faz!

Por Leandro Lodo

Leandro Lodo

Enquanto estamos no verão, quase não sentimos a necessidade de utilizarmos as luvas. Saio de casa pela manhã e já está aquele sol, e as luvas lá, ao lado do capacete. Fico na dúvida se pego ou não, penso no “grande” volume que aquele objeto vai ocupar no bolso da jaqueta ou na mochila e não sei por qual motivo, resolvo deixá-la naquele mesmo lugar.

Por ter assistido a um telejornal no dia anterior, eu sabia que no dia seguinte iria precisar da capa de chuva, das botas e de um equipamento indispensável: as luvas. Mas, como disse, eu as deixei em casa.
Me lembrei muito do erro que havia cometido, não apenas pelo fato de saber que as luvas fazem parte do traje de todo motociclista, protegendo não apenas do frio, mas de algum possível acidente.

Senti falta das luvas no momento em que a chuva começou a cair, mas senti muito mais na hora que a chuva apertou e começou a doer as mãos; pareciam agulhas entrando na pele, ai que dor! Mas São Pedro não estava de bem comigo e resolveu piorar as coisas: Começou a cair granizo!! A dor era quase insuportável, pensei em parar, mas não havia um lugar seguro; continuei andando até que a chuva e o granizo deram uma trégua.

Existem diversos modelos de luvas no mercado, cada um específico para uma situação. Algumas são feitas de material impermeável e possuem até limpador de viseira integrado ao polegar, item que o ajudará a manter a visibilidade. Outras são feitas de couro e possuem protetores de fibra de carbono, proporcionado mais segurança ao piloto. Cabe a você escolher o modelo ideal para o seu uso, seja no dia-a-dia, em viagens ou nas pistas.

Mas, se lembre sempre que as luvas te dão proteção e segurança, além de fazer parte dos equipamentos básicos de qualquer motociclista. Eu não me esqueço mais!

Fotos: Joe Rocket/Tutto/Alpinestar/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br