Detran.SP: Veja as ações educativas na Semana Nacional de Trânsito
Programação terá atrações gratuitas no Parque Villa-Lobos, palestras e ?blitze? em cruzamentos para levar mensagens de segurança viária
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoverá uma série de ações em busca de mudar uma triste realidade: a cada 90 minutos uma pessoa perde a vida no trânsito no Estado. Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito reúne os órgãos de trânsito de todo o país, sempre de 18 a 25 de setembro, para debater o tema.
Por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Governo de São Paulo apoiará mais de mil iniciativas durante a semana. Órgãos estaduais e municípios conveniados ao programa foram mobilizados para conscientizar a população sobre a importância de evitar comportamentos de risco no trânsito. O fator humano é o principal causador de fatalidades no trânsito. Segundo dados do Infosiga SP, 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres. “O desafio de mudar a realidade de nosso trânsito passa por uma mudança de comportamento, explica a coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa.
As campanhas desenvolvidas em todo Estado visam, principalmente, a alertar a população sobre os perigos de comportamentos de risco. Conduzir veículos alcoolizado, não usar o cinto de segurança, exceder os limites de velocidade e usar o celular ao volante são alguns exemplos. “No dia a dia, vemos a necessidade de se mudar a visão das pessoas para o trânsito. Ao assumir a responsabilidade de manter a segurança em nossas ruas e estradas, contribuímos efetivamente para um trânsito mais seguro, humano e cidadão”, diz o presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.
Além das ações de cunho educativo, 11 cidades receberão operações do Programa Direção Segura, ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.
Veja abaixo as ações do Detran.SP:
Vida, Dê Preferência — As ações educativas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do qual o Detran.SP é um dos integrantes.
Os esforços visam reduzir as fatalidades causadas por acidentes. Segundo dados do Infosiga SP, houve 5.727 mortes no Estado em 2016; no primeiro semestre de 2017, foram 2.753 —15 por dia. Instituído em 2016, o Movimento Paulista pretende reduzir pela metade os índices.
Quer vender sua moto? Anuncie no site MOTO.com.br!
Foto: Divulgação/Detran.SP
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário