Detran.SP: 2ª via da CNH pode ser solicitada pelo celular
Departamento de Trânsito oferece aplicativo para smartphone ou tablet com essa facilidade; Condutor recebe o documento em casa
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
A boa notícia para quem perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), teve o documento furtado ou roubado, ou encontra-se em mau estado de conservação, é que o pedido da segunda via pode ser feito de qualquer lugar, com alguns cliques na tela do seu celular. A facilidade está disponível por meio do aplicativo de serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).
O alicativo pode ser baixado gratuitamente por smartphones e tablets com sistema operacional iOS ou Android nas lojas virtuais Apple ou Google Play, digitando “Detran.SP” na busca. Depois de fazer o download, o acesso ao serviço online "Pedir 2ª via da CNH” pelo app é feito com o mesmo login e senha de cadastro do portal do departamento de trânsito, que também oferece o serviço online.
“Com o aplicativo instalado, o usuário leva o Detran na palma da mão. Investimos cada vez mais em tecnologia para otimizar o acesso aos serviços de trânsito. Sabemos que a CNH é utilizada por muitas pessoas não só para conduzir, mas como documento de identidade. Por isso, facilitamos o pedido da 2ª via pelo app”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
Ao longo do primeiro semestre de 2016, foram realizados 73.974 pedidos eletrônicos da 2ª via da habilitação, sendo 44 mil feitos pelo aplicativo. No mesmo período deste ano, houve 38,5% de aumento no número de solicitações do documento exclusivamente pelo app. Ao todo, o Detran.SP registrou 95.469 pedidos no 1º semestre deste ano, dos quais 60.970 foram por celulares ou tablets.
Quem quiser receber o documento em casa, após fazer o pedido eletrônico, basta pagar a taxa de emissão de R$ 41,37 e o custo de envio pelos Correios de R$ 11 em agências, caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos conveniados. A entrega é feita em até sete dias úteis depois da emissão, no endereço em que a CNH está registrada. Por isso, é imprescindível que esteja atualizado. No próprio aplicativo o condutor pode acompanhar se o documento já foi emitido e obter o código de rastreamento da entrega.
Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!
Foto: Infomoto/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário