Conheça o Sportec M9 RR, novo pneu da Metzeler para superesportivas
Novidade é fruto da experiência adquirida nas pistas e foi projetado para oferecer altos níveis de aderência, dirigibilidade e segurança em qualquer situação
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Metzeler sempre foi uma marca líder em inovação tecnológica, pesquisa de desempenho e que atende aos padrões de qualidade mais desafiadores. Desde sua criação, a marca tem desenvolvido consistentemente produtos para atender às expectativas crescentes dos pilotos mais exigentes.
O Sportec M9 RR é o mais recente pneu superesportivo da fabricante e está, sem dúvida, entre os produtos mais esperados por todos os motociclistas que, nos últimos anos, apreciaram as características de seu renomado antecessor, o Sportec M7 RR. O pneu é projetado para proprietários de motos superesportivas e naked com estilo de pilotagem esportiva, que usam suas motos todos os dias e em todas as condições climáticas, da selva urbana às rápidas excursões de fim de semana.
O nome Sportec M9 RR consolida a tradição tecnológica da Metzeler. O nome Sportec identifica os pneus rodoviários superesportivos do portfólio fabricante enquanto o sufixo RR, sigla para Road Racing, refere-se às competições icônicas como a Isle of Man Tourist Trophy, vencida em sua edição de 2019 pelo Metzeler Racetech RR Slick. A Metzeler, historicamente, tem usado as corridas como um campo de testes para validar o pico de desempenho e versatilidade de seus produtos graças à ampla gama de condições operacionais que podem ser enfrentadas durante esses eventos.
Quando se trata de corridas em estradas, o desempenho máximo dos pneus é necessário em uma gama extremamente ampla de condições de asfalto e temperatura. Por este motivo, o Sportec M9 RR foi projetado para entregar desempenho também em condições desafiadoras na estrada. Uma ampla gama de tipos de asfalto e temperaturas, no seco ou molhado. Assim vem a reivindicação escolhida para acompanhar a introdução do pneu Sportec M9 RR: RIDE THE UNEXPECTED.
Os principais benefícios são:
Tanto o pneu dianteiro quanto o traseiro do Sportec M9 RR são equipados com compostos dos ombros com tecnologia totalmente em sílica derivados dos pneus de chuva de corrida, refinados para estabilizar seu comportamento a altas temperaturas, e compostos novos centrais com a mesma tecnologia.
Os compostos dos pneus traseiros são organizados usando um esquema Cap & Base que consiste em sobrepor as duas bandas laterais em composto macio, o que garante aderência em curvas, com uma camada de composto mais duro, para desempenho constante e equilíbrio térmico. Este último composto também forma a faixa central do pneu por cerca de 50mm, equivalente a 25% de toda a seção, para melhorar a durabilidade. O teor de sílica na faixa central da traseira aumentou 24% em relação ao Sportec M7 RR.
O pneu dianteiro usa os mesmos compostos da traseira para garantir uma resposta homogênea e uma combinação perfeita entre os dois pneus. O composto central representa cerca de 33% da seção de piso.
Compostos de sílica são usados para melhorar o aquecimento, o nível de aderência mecânica em uma ampla gama de tipos de asfalto e a aderência química em condições molhadas, beneficiando o uso em estradas com asfalto irregular e em qualquer condição climática.
Além da experiência da Metzeler em tecnologia de materiais, a chave para esse avanço tecnológico também está no CCM, sigla para Mixagem Contínua de Compostos, em inglês, um processo exclusivo de mistura patenteado capaz de maximizar a dispersão e homogeneidade dos componentes na matriz de polímeros. As resinas usadas em combinação com a sílica dão à formulação final um comportamento estável em uma ampla gama de temperaturas, desde as mais baixas das primeiras saídas sazonais até as extremas alcançadas durante uma sessão de verão na pista.
O design da banda de rodagem reconhece as características do Pi - π - que, além de ser uma diferença da família de produtos Sportec, também têm um propósito funcional.
As ranhuras do Pi grego permitem um certo grau de mobilidade à porção do piso que delimitam, resultando em uma melhora do tempo de aquecimento mesmo em baixas temperaturas. Eles também servem para maximizar o volume de água evacuado ao andar no molhado.
O Metzeler herda as ranhuras de garras centrais do Racetech RR da tecnologia desenvolvida para corridas de estrada, na qual obteve vitórias recentes nas provas Isle of Man Tourist Trophy e North West 200. Esses detalhes na faixa central contribuem para a estabilidade direcional em reta e participam da evacuação da água em condições climáticas adversas.
O padrão da banda de rodagem é projetado para excelente evacuação de água até um ângulo de 30 graus de inclinação, enquanto, além deste ponto, o ombro atinge relações de vazio/preenchimento perto das de um pneu réplica de corrida. Os ombros do Sportec M9 RR são mais liso do que os de seu antecessor, a fim de melhorar o suporte e o impulso lateral em ângulo máximo onde a função de evacuação de água não é mais necessária.
Os engenheiros da Metzeler projetaram para o Sportech M9 RR uma estrutura de rayon 6% mais rígida que a de seu antecessor, caracterizada por uma menor densidade e o uso de maior quantidade de composto de borracha. As capacidades de amortecimento melhoram a sensação de pilotagem, enquanto ao andar em um ritmo mais alto os benefícios dessa estrutura são altos valores de impulso e maior capacidade de resposta e precisão de condução.
Eixo |
Medida |
Disponibilidade |
Dianteiro |
110/70 R 17 M/C 54H TL |
terceiro semestre de 2020 |
Dianteiro |
110/70 ZR 17 M/C 54W TL |
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Dianteiro |
120/70 ZR 17 M/C (58W) TL |
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Traseiro |
140/70 R 17 M/C 66H TL |
terceiro semestre de 2020 |
Traseiro |
150/60 R 17 M/C 66H TL |
terceiro semestre de 2020 |
Traseiro |
150/60 ZR 17 M/C 66W TL |
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Traseiro |
160/60 ZR 17 M/C (69W) TL |
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Traseiro |
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL |
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Traseiro |
180/60 ZR 17 M/C (75W) TL |
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Traseiro |
190/50 ZR 17 M/C (73W) TL |
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Traseiro |
190/55 ZR 17 M/C (75W) TL |
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Traseiro |
200/55 ZR 17 M/C (78W) TL |
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