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Moto-Dicas

CNH na mão; e agora, como escolher a primeira moto?

26 de November de 2020


Foto: Gabriel Carvalho/MOTO.com.br

O grande dia chegou. Você provavelmente estava nervoso, mas tudo deu certo e o resultado indicou que você foi aprovado no teste prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A” e agora quer comprar a primeira moto.

A escolha de uma motocicleta para iniciar no mundo das duas rodas, especialmente no Brasil, é totalmente livre, já que não há restrições de acordo com o tempo de habilitação - como há na Europa, por exemplo, em que novos motociclistas não podem adquirir motos de alta cilindrada em um primeiro momento.

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Entretanto, nem toda motocicleta é indicada para recém-habilitados. Existem alguns fatores que a pessoa que acabou de sair da moto-escola deve levar em consideração no processo de escolha da primeira moto para ter uma iniciação tranquila e agradável. Mas quais são esses fatores? Não se preocupe, a gente traz algumas dicas aqui.


Foto: Divulgação

Cilindrada: comece por baixo

A escolha é livre e quem está lendo pode até preferir começar com uma moto de alta cilindrada por desejo pessoal, mas a escolha mais segura é dar os primeiros passos em uma moto de baixa cilindrada.

Em linhas gerais, tratam-se de motos fáceis de pilotar, leves e com respostas adequadas para quem está começando e eventualmente ainda pode ter alguma dificuldade se escolher motos com motores e freios mais potentes, além de serem também pesadas.


Foto: Divulgação

Altura do assento: comece com os dois pés no chão

Confiança é tudo para quem está começando. A altura média de uma pessoa no Brasil é 1,70m, portanto, se você escolher uma trail com assentos altos, talvez “falte perna” em uma parada mais brusca que não permita a você se posicionar da maneira adequada e manter o equilíbrio.

Sendo assim, escolha um modelo que transmita confiança e permita a você colocar os dois pés no chão sem grandes dificuldades. Aqui vale uma ressalva para o caso de você pensar em um scooter para iniciar no universo das duas rodas: alguns modelos possuem assentos mais altos e largos, o que pode dificultar a vida de quem ainda não está completamente adaptado.


Foto: Divulgação

Freios? Se possível, opte pelo ABS

Durante as aulas na moto-escola, a orientação é utilizar o freio traseiro, pois na prova prática é o que acontece também. Entretanto, o maior poder de frenagem está na dianteira e nas ruas o freio traseiro certamente não é suficiente para situações de emergência.

Na legislação brasileira, motos com motores de até 299 cm³ de cilindrada podem ser equipadas com o sistema de freios combinados - em que, ao acionar o freio traseiro, o sistema aciona parcialmente o freio dianteiro - ou o sistema ABS, que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas. De 300 cm³ de cilindrada para cima o ABS é obrigatório.

Ainda que o sistema de freios combinados já seja uma evolução em relação ao que se via antes da chegada do recurso, oferecendo frenagens mais eficiente, se puder escolha uma moto com freios ABS. Ao enfrentar um dia chuvoso o ABS pode fazer toda a diferença.

Estilo, preço e outros detalhes podem ser questões de preferência ou condição financeira, mas as dicas acima podem ser um bom ponto de partida e ajudar a tomar uma decisão mais acertada ao escolher a primeira moto. 

Independentemente da escolha, outro detalhe importante para quem compra uma moto é o seguro. E a Porto Seguro, seguradora brasileira com mais de 70 anos de história, oferece coberturas sob medida para você e sua moto!

O Porto Seguro Moto conta com planos diversificados para cada tipo de cliente e motocicleta, aceitando motos acima de 50 cilindradas e oferecendo proteção contra colisão, incêndio e roubo, além de assistência de guincho 24 horas.

A seguradora oferece ainda cobertura adicional, desconto em oficinas especializadas, despachante e, em alguns planos, até assistência para sua residência.

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Com a experiência e tempo em cima da motocicleta, outras necessidades podem surgir e então você estará preparado para avançar no fascinante universo das duas rodas.

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