Cinco dicas para facilitar viagens em grupo

Atitudes simples podem evitar que os pilotos se percam, ajudam a ganhar tempo e tornam o passeio mais agradável e seguro

Por Gabriel Carvalho

Quem anda de moto geralmente gosta de viajar em grupo, afinal nada mais legal do que ter companhia para curtir a paisagem e o destino. Além disso, viajar com outros motociclistas significa ter mais segurança e apoio em caso de problemas mecânicos.

Para que o passeio com os amigos seja agradável, convém adotar alguns procedimentos que facilitam o convívio, diminuem o tempo nas paradas e aumentam a diversão. Confira algumas dicas para tornar sua viagem em grupo mais prazerosa e segura.

Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!

Abastecimento 
Mais desagradável do que ficar esperando algum amigo no ponto de encontro, é descobrir que o atrasado não está com o tanque cheio. Para não ser o “mala sem alça”, procure abastecer a moto no dia anterior à viagem. 

Outra dica importante é que nas paradas para abastecimento durante o trajeto, as motos podem parar de frente para a bomba – em formação de pétala. Dessa forma, a mangueira da bomba pode alcançar várias motos, sem a necessidade de mudá-las de lugar.

Pedágio
Informe-se antes sobre o valor dos pedágios e eleja um dos pilotos do grupo para ficar com o dinheiro e fazer os pagamentos na cabine do pedágio. Com isso o grupo ganha tempo nas paradas e a viagem se torna mais rápida e segura – infelizmente existem muitos abalroamentos nas praças de pedágio.

Facilitar a ultrapassagem
Infelizmente, alguns motociclistas que viajam em grupos se acham “dono da estrada” e acabam ocupando todas as pistas. A dica é facilitar a ultrapassagem dos outros veículos e manter-se na faixa usada pelo grupo, sempre em formação alternada. Essa formação ainda permite visualizar a estrada e desviar caso haja obstáculo. Manter a distância de quem vai à frente também aumenta a segurança.

Confira os equipamentos disponíveis no Shopping.MOTO.com.br! 

Cuide de quem vem atrás
Quem viaja em grupo deve ficar atento ao companheiro que vem logo atrás e sempre acompanhar sua movimentação (e presença) pelo retrovisor. As motos mais lentas podem seguir a frente e ditar o ritmo da viagem, isso evita o estresse de quem está com a moto de menor potência que é obrigado a “esgoelar” o motor para acompanhar o grupo.

Compartilhe o trajeto
Definir os pontos de parada, o trajeto e o destino final deixa a viagem mais agradável e tranquila para todos. Assim, os integrantes do grupo têm noção de quanto falta para a próxima parada ou, caso desejem, podem se adiantar e esperar os companheiros no local combinado. Hoje um simples smartphone, conectado a internet, oferece a opção de mostrar os pontos de parada (usando o Google maps, por exemplo). 

Outra dica é criar um grupo de WhatsApp para transmitir avisos e recados para todos os viajantes. Há também alguns aplicativos, como o Live 360, que permitem a criação de grupos e mostra a localização de todos os participantes. Mas saiba que esses apps só funcionam onde há rede de dados móveis.


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br